7/4/2021 - SÃO JOÃO -

São João: a maior festa junina com a maior fogueira



São João é uma cidade localizada na região Sudoeste do Paraná, a 345 quilômetros de Campo Mourão. Tem 10 mil 599 habitantes, dos quais 3.864 residem na área rural. Pelos dados do IBGE, a parte urbana tem pouco mais de 6.700 moradores, mas aparenta ter mais. Ao contrário de várias cidades do mesmo tamanho, a área central de São João não é cortada por trecho de rodovia. A PR-281 desvia da área urbana como se fosse um contorno. Talvez por isso a cidade tenha crescido em várias direções com o comércio e órgãos públicos espalhados por diversas ruas e avenidas. Tal formato faz a cidade parecer ter mais habitantes. As cidades "gordinhas" sempre aparentam ter mais moradores do que aquelas "compridas".




Outra visão que faz a gente achar que São João tem mais habitantes é a quantidade de pequenos prédios de 3,4 e 5 andares. A altitude da cidade em relação ao nível do mar é de 668 metros. Na área urbana tem pontos com até 70 metros acima da principal avenida. Essa situação faz com que dirigir por lá seja um verdadeiro sobe e desce em "grandes dimensões", uma situação típica daquela região. Quem nasce em São João é denominado de "são-joanense". O nome da localidade é em homenagem ao Santo São João Batista que ficava no altar da primeira capela construída em 1936. É também o padroeiro do município.




No Centro de Eventos (foto acima), é realizada em junho a tradicional festa do padroeiro São João, considerada a maior do Paraná. O evento chama a atenção pela altura da fogueira, que em 2011, entrou no Livro dos Recordes o "Guiness Book", como a maior do Brasil. A cada ano fica mais alta. Em 2019 tinha 49 metros. Em 2020 a festa foi cancelada por causa da pandemia. O aniversário do município é comemorado no dia 25 de julho. Até 1961, São João era distrito de Chopinzinho.




A principal avenida de São João é a "15 de novembro". É o endereço da prefeitura. A cidade tem cerca de 300 empresas comerciais e de prestação de serviços e 40 firmas consideradas como do setor industrial. A área urbana possui 3.220 imóveis residenciais. Outras 1.200 casas estão espalhadas pela zona rural. São João conta com agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Duas emissoras de rádio operam na cidade.




A maior empresa de São João é a Coasul Cooperativa Agroindustrial. A cooperativa com sede em São João, foi fundada em 1968 e tem unidades em várias cidade do Sudoeste, incluindo Francisco Beltrão e Dois Vizinhos. Opera com laticínios e abatedouro de aves. É responsável pela produção dos alimentos com o nome "LeVida". Apenas o abatedouro emprega mais de 1.100 pessoas. A Coasul está entre as 100 maiores do agronegócio brasileiro no ranking da revista Forbes. A cidade ainda conta com o Frigosol Frigorifico.




A riqueza do agronegócio coloca São João numa posição invejável. Em PIB per capita está em décimo primeiro lugar dentre os 399 municípios do Paraná. É o dobro de Pato Branco e Francisco Beltrão. Além de grande produtor de frangos, tem um rebanho bovino de 25 mil cabeças. O municipio produz mais de 45 mil litros de leite por ano. A área com soja é de 21 mil e 500 hectares. O trigo é plantado em 13 mil e 500 ha. O milho está em 5.500 ha e o Feijão 4.500 ha.




Em São João, a prefeitura criou um programa intitulado "Campanha Nota Premiada Sanjoanense". A campanha é para estimular os moradores a comprarem na cidade pedindo a nota fiscal. Os consumidores concorrem em quatro sorteios distribuidos ao longo do ano. Entre os prêmios estão motocicletas, notebooks, televisores, eletrodomésticos e vale compras em dinheiro. Só participam dos sorteios os moradores com notas fiscais de empresas cadastradas na cidade.




A Praça Principal de São João está localizada na mesma quadra da prefeitura. A igreja matriz fica em uma quadra ao lado e também tem uma área ajardinada. Em São João a taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 98 por cento. Quarenta por cento da cidade tem rede de esgoto.




Foi por volta de 1920 que as primeiras famílias começaram a chegar à região. Eram atraídas pela madeira e a fertilidade das terras. A maioria era do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Foram os pioneiros que em 1925 construiram uma estrada até Chopinzinho. Em 1954 a comunidade passou a ser distrito de Mangueirinha. Um ano depois aconteceu a emancipação de Chopinzinho e São João passou a integrar o novo município. A emancipação de São João aconteceu por uma lei de 25 de julho de 1960.




A Paróquia São João Batista pertence a Diocese de Palmas/Francisco Beltrão e integra a Arquidiocese de Cascavel. A primeira capela foi construida em 1936.

[ voltar ]