24/4/2021 - ORTIGUEIRA -

Ortigueira: a capital paranaense do mel



Ortigueira é uma cidade localizada a 238 quilômetros de Campo Mourão. O prato típico é costelinha de porco no mel. O letreiro na entrada da cidade serve para lembrar que o município é o maior produtor de mel do Paraná e está entre os cinco maiores produtores do Brasil. No censo realizado pelo IBGE em 2010, o município estava com 23.380 moradores, mas caiu para 21.960 na estimativa feita em 2020.




Ortigueira pertence a microrregião de Telêmaco Borba. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 95 por cento. Em PIB per capita, ocupa a quarta posição entre os 399 municípios do Paraná. Essa posição se deve ao complexo industrial da Klabin conhecido por "Unidade Puma". Esse empreendimento é recente e se soma a unidade que a empresa tem na cidade de Telêmaco Borba. Por causa disso grande parte do território do município é ocupado por reservas florestais da própria Klabin.




Em Ortigueira a rede de esgoto atende 32 por cento da cidade. A cada 10 habitantes, quatro moram na zona rural. O nome da cidade faz referência a conhecida planta "Urtiga". Quando o povoado começou a surgir havia uma grande quantidade dessa vegetação. Quem nasce ou mora lá é denominado de "ortigueirense".




A área urbana de Ortigueira tem cerca de 6.100 imóveis residenciais. Conta com 500 empresas comerciais e de prestação de serviços e cerca de 70 indústrias de grande, médio e pequeno porte. Apesar da riqueza, o município não tem agências da Caixa ou do Banco do Brasil. Tem duas emissoras de rádio. Além da grande área de reservas florestais, o plantio de soja ocupa quase 40 mil hectares. O milho é a segunda lavoura mais plantada com 8 mil hectares. O rebanho bovino é enorme, com 157 mil cabeças. Destaque também para a produção de frangos. Fazendo jus ao título de Capital do Mel, a produção anual é de quase 800 mil quilos.




O cartão de visitas de Ortigueira é o Lago Municipal. É nesse local que a prefeitura vem realizando a festa de Natal e da virada do ano com fogos de artifício e shows. O espaço também serve para uma grande festa junina e as celebrações de Páscoa com a distribuição de doces para as crianças. O local tem pista de caminhada com ciclofaixa e bancos. Recentemente teve início o plantio de Manacás e Ipês.




O Lago Municipal de Ortigueira tem uma pequena ponte e ainda um espaço asfaltado onde pudemos observar vários garotos brincando com skates. Um dos meninos contou que o local é muito bom e tranquilo, mas que de vez em quando vândalos quebram lixeiras e danificam os sanitários. Para turistas aventureiros, os destaques de Ortigueira estão na zona rural. Tem a cachoeira "Véu da Noiva" com 150 metros de altura e ainda a "Serra Pelada" local preferido por praticantes de rapel e vôo livre.




Na área central de Ortigueira existem duas praças. A da imagem acima fica em uma rotatória. A outra é a da Igreja Matriz. O que pudemos observar por lá é que tanto as praças como o Lago Municipal têm estilos "clean", ou seja, sem muitos enfeites e ornamentos. Sempre com cores claras e espaços abertos sem muitas árvores.




Um prédio que chama a atenção pelo estilo, cores e formato do letreiro é o "Centro Cultural Queimadas". Essa obra foi um presente da Klabin, entregue em 2017. Conta com teatro para 350 pessoas, estúdio de dança, biblioteca e salas para aulas, atividades culturais, exposições e reuniões. Outra curiosidade de Ortigueira, é que a cidade ganhou em 2019, a primeira Escola Técnica Florestal do Brasil. O investimento também foi da Klabin em parceria com a Secretaria de Educação do Paraná.




O aniversário de Ortigueira é comemorado no dia 14 de dezembro. O município promove a Expo Ortigueira. O evento acontece no moderno parque de exposições onde são realizados vários shows nacionais. Por lá eles não chamam "Parque de Exposições" e sim "Centro de Eventos". E tem um detalhe: não é cobrado ingresso para os shows. Durante as férias escolares a prefeitura promove o "Diversão Show de Bola" para as crianças entre 6 e 15 anos. Na área esportiva ainda tem o Campeonato Municipal de Futsal e de Futebol de Campo. Outra atividade é o Festival de Pesca no Lago Municipal. Para participar é preciso doar alimentos para entidades assistenciais. a maioria dos peixes fisgados também é doada. Em agosto é realizado Festival de Música com premiação em dinheiro. Podem participar crianças e adultos. Outra atividade é a prova com carrinhos de rolimã.




O primeiro nome de Ortigueira foi "Queimadas". Isso porque no começo dos anos 1.900, os pioneiros queimaram uma grande vegetação seca e iniciaram o plantio do feijão. Em 1921, Queimadas foi elevada à condição de distrito de Tibagi. Foi desmembrado e virou município em 1951. Ao mesmo tempo passou a se chamar "Ortigueira". O município ainda tem duas reservas remanescentes dos índios Caingangues.




O município tem uma grande colonia ucraniana, que em sua fé se reunem no templo "Cristo Rei" e também na comunidade do Caetê. Ortigueira é cortada pela Estrada de Ferro Central do Paraná, que liga Apucarana a Ponta Grossa. Outro ramal tem 23 quilômetros e dá acesso ao terminal de cargas da Klabin.




A Paróquia São Sebastião pertence a Diocese de Ponta Grossa, e foi fundada em abril de 1969. A primeira capela surgiu em 1918. Para comemorar o padroeiro é realizada uma grande festa. Outros eventos religiosos em Ortigueira são os festivais de música realizados por igrejas evangélicas. As principais ruas de Ortigueira são denominadas de Paraná e Brasil.

[ voltar ]