27/4/2021 - VERÊ -

Verê: cidade da agroindústria e turismo



Verê é uma cidade localizada a 364 quilômetros de Campo Mourão. Pertence a micro região de Francisco Beltrão. Relatos históricos informam que o nome é de origem caigangue "Viry". Viry foi um cacique dos índios de Guarapuava. O significado é "para sempre" ou "eterno". Quem nasce ou mora no município é denominado de "vereense". Na cidade acontece um festival de música que tem o nome de "Festival Índio Viry". Verê foi uma das localidades envolvidas na chamada "Revolta dos Colonos". Trata-se de um levante realizado por colonos e posseiros armados iniciado em 10 de outubro de 1957, em protesto contra os problemas de colonização entre posseiros, colonos, companhias de terras grileiras, e os governos federal e estadual.




Pela estimativa realizada em 2020, Verê tem 7.174 habitantes, ou seja, abaixo do censo mais recente realizado em 2010, quando o município contava com 7.878 moradores, dos quais 4.597 na área rural. A taxa de escolarização é de 98,1 por cento. Em PIB per capita está na posição 86 entre os 399 municípios do Paraná. Vinte e sete por cento da cidade conta com rede coletora de esgoto.




Até 1963, Verê foi distrito de Dois Vizinhos. Os primeiros moradores começaram a chegar em 1934. A região era coberta de mata. Os pioneiros ganharam dinheiro com a madeira e logo em seguida iniciaram o plantio de feijão, milho e a criação de porcos.




Verê tem cerca de 1.700 imóveis residenciais na área urbana e quase 1.500 na zona rural. Possui 300 empresas comerciais e de prestação de serviços e 30 no setor industrial. Tem agência do Banco do Brasil, mas não conta com a Caixa Econômica Federal.Três emissoras de rádio estão com transmissores na cidade. No esporte a cidade é representada na terceira divisão do Campeonato Paranaense pelo Futebol Clube Verê. É um time novo, fundado em 2015. O voleibol também é destaque com participações em eventos estaduais.




Uma das principais empresas de Verê é o Hotel Resort Águas do Verê. O empreendimento está localizado na área rural a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade. O hotel com mais de 70 quartos fica de frente para o Rio Chopim. As águas termais estão nas torneiras, chuveiros e piscinas. Aliás, são 10 piscinas externas e 3 internas. Além de um parque aquático o hotel possui uma loja de presentes, restaurante, salas de jogos, quadras esportivas, boliche eletrônico e até sala do chimarrão. É considerado o maior resort da região Sudoeste do Paraná. Bem próximo tem o Sítio Lago das Pontes.




A principal praça de Verê não é da Igreja Matriz. Chamada de "Praça dos Pioneiros", o espaço público está localizado a três quadras do templo católico, em frente ao prédio da prefeitura. Ao redor tem churrascaria, restaurante e o famoso "Hot Dog da Praça". No local foi instaladada uma casa de madeira para lembrar os primeiros moradores.




A Praça dos Pioneiros de Verê é completa. Tem coreto, brinquedos para as crianças, quadra esportiva, equipamentos para a terceira idade e ponto de táxi. No período natalino é totalmente enfeitada. O aniversário de Verê é comemorado no dia 26 de outubro.




A principal avenida de Verê é a Iguaçu. Tem quase 2 quilômetros em linha reta e corta toda a cidade. É a avenida que passa em frente da Igreja Matriz, do Estádio Municipal "Vila do Mar" e também do cemitério. Outra via importante é a Avenida Getúlio Vargas, prolongamento da PR-475 que dá acesso a Francisco Beltrão.




Em Verê encontramos um torcedor "fanático" pelo Internacional de Porto Alegre. Para demonstrar o amor pelo time, nada melhor que pintar o próprio local onde mora, incluindo os símbolos da equipe. Preste atenção na imagem e observe que até o cachorro de estimação é "colorado".




Verê conta com uma grande unidade da Primato Cooperativa Agroindustrial. A empresa surgiu na cidade de Toledo em 1997, para atender na área de suínos e leite. Mais tarde passou a receber grãos e atuar com supermercado, posto de combustível, restaurante e até farmácia. Além de Verê conta com unidades em Cascavel, Guaraniaçu, Nova Santa Rosa e Dourados (MS). Em Verê atua na produção de alimentos para animais. O município também possui unidade da Coasul. Verê é um grande produtor de frangos. A soja, principal lavoura, ocupa cerca de 16 mil hectares. O rebanho bovino é de 19 mil cabeças. Grande produtor de leite o o município tem o Laticínios Alto Alegre. São 5.100 metros quadrados e emprega 120 pessoas.




A Paróquia São Joaquim, pertence a diocese de Palmas/Francisco Beltrão. Em 2017, completou 50 anos.

[ voltar ]