18/6/2021 - BOA ESPERANÇA DO IGUAÇU -

Boa Esperança do Iguaçu: ruas principais com nomes de letras



Boa Esperança do Iguaçu é uma cidade localizada a 300 quilômetros de Campo Mourão e pertence a microrregião de Francisco Beltrão. Do centro da cidade até o Rio Iguaçu, são apenas 6 quilômetros. Quem nasce ou mora lá é denominado de "boaesperencense". No censo realizado em 2010, pelo IBGE, o município estava com 2.764 habitantes, dos quais, a maior parte (1.811), morava na área rural. Pela estimativa feita em 2020, contava com 2.460.




A principal via de Boa Esperança do Iguaçu é denominada como "RUA A". É o trecho final da curta rodovia denominada PR-180, que serve de ligação com a vizinha cidade de Cruzeiro do Iguaçu. Essa rodovia tem apenas 12 quilômetros. É praticamente uma estrada rural asfaltada. São muitas curvas, buracos, estreita, sem acostamento e perigosa. Mas é a única forma de chegar via asfalto. No trecho urbano a pista é alargada




Em Boa Esperança do Iguaçu, as principais ruas têm nomes de letras. A praça e a prefeitura por exemplo ficam na "RUA J". As demais vias possuem nomes de flores. O índice de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 98 cento. Em PIB per capita ocupa a posição 101 entre os 399 municípios do Paraná. Apenas 1 por cento da cidade conta com rede coletora de esgoto.




A área urbana de Boa Esperança do Iguaçu conta com cerca de 480 imóveis residenciais. Na zona rural são mais de 700 imóveis como moradias. A cidade tem 75 empresas comerciais e de prestação de serviços e 3 no setor industrial. Não tem agências da Caixa ou Banco do Brasil. A soja é plantada em 4.500 hectares. Na sequência estão: milho com 1.700 ha, trigo em 1.500 ha e feijão com cerca de 800 hectares. Destaque para a produção de frangos. O rebanho bovino é de 15 mil cabeças.




O aniversário de Boa Esperança do Iguaçu é comemorado no dia 26 de abril, e até 1999, foi distrito de Dois Vizinhos. Os primeiros moradores foram colonos oriundos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Eles começaram a chegar no final dos anos 40. Inicialmente a localidade era conhecida por "Lageado dos Micos", devido a grande quantidade dessa espécie de macaco. O nome não agradava os moradores e após vários anos passou a se chamar Boa Esperança do Iguaçu.




Várias ruas de Boa Esperança do Iguaçu são iluminadas por lâmpadas de led. A cidade também possui várias câmeras de monitoramento. Algumas monitoram o movimento na área central e outras nas entradas da cidade. No mês de julho o município faz festa para comemorar o Dia do Motorista e Dia do Colono. Outro evento de destaque é o Festival Municipal da Canção. Em abril, durante a festa do aniversário acontece a EXPOBEI.




A Paróquia Nossa Senhora Aparecida pertence a Diocese de Palmas/Francisco Beltrão. A construção do templo atual começou em 2010.

[ voltar ]