20/7/2021 - CAMBÉ -

Cambé: colônia alemã que precisou mudar de nome



A cidade de Cambé está localizada a 165 quilômetros de Campo Mourão. É "grudada" entre Rolândia e Londrina. Pelo censo de 2010, estava com 96 mil 733 habitantes, dos quais 3.781 residindo na área rural. Na estimativa feita pelo IBGE em 2020, o número de moradores cresceu para 107.301.




Cambé é uma cidade com muitas indústrias dos mais diferentes segmentos. A proximidade com Londrina ajuda o município a conquistar as empresas industriais, só que por outro lado, o comércio local enfrenta a concorrência das grandes lojas e vários shoppings londrinenses. Por causa disso é possível observar poucas empresas comerciais de grande porte.




Cambé uma cidade bem arborizada, mas não segue um padrão de arborização. Em um mesmo trecho de rua ou avenida as espécies de árvores tem váriações, como ocorre na maioria das cidades brasileiras. Apenas uma avenida tem até 2 quilômetros de reta. Praticamente todo o centro tem ruas curtas e quadras com tamanhos diferenciados. O formato é como uma "teia de aranha", tendo ao centro a Igreja Matriz.




Cambé é uma das cidades do Paraná que mais possui rede coletora de esgoto. Cerca de 85 por cento da cidade conta com o benefício. A pavimentação asfáltica, recapeamento e tapa buracos é realizada pela COMDEC, Companha de Desenvolvimento de Cambé, criada em 1979. Trata-se de uma empresa pública municipal de direito privado, com patrimônio próprio e autonomia administrativa. É responsável pelas obras de infraestrutra do município, incluindo a administração do Parque Industrial.




O Colégio Olavo Bilac, é a mais antiga instituição de ensino de Cambé. Começou nos anos 30 em uma instalação de madeira perto da Igreja Matriz. O prédio atual (foto acima) foi construído em 1949. Na época, pelo porte e importância, foi considerado como um centro cultural da cidade, pois também era utilizado para outros eventos, inclusive encontros políticos que definiram os rumos do municipio. Hoje o colégio conta com mais de 2 mil alunos e 120 professores. Em Cambé a taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 98 por cento.




Por estar muito próximo de Londrina, Cambé não tem shopping center, mas conta com um imponente Centro Comercial. O município possui cerca de 3.700 empresas comerciais e de prestação de serviços e mais de 600 indústrias de todos os portes. Em PIB per capita ocupa a posição 110 no Estado do Paraná. A principal lavoura é a soja com 37 mil 150 hectares. Na sequencia vem o plantio de milho com 35 mil 150 ha. Destaque para a produção de frangos. O rebanho bovino é de 2.602 cabeças.




Cambé tem 7 agências bancárias. O Banco do Brasil e a Caixa Economica Federal estão na mesma rua, a menos de 100 metros um do outro. A cidade conta com 4 emissoras de rádio. Tem 4 hospitais, 13 postos de saúde municipais e uma unidade da UPA. No setor privado são mais de 80 clínicas.




O aniversário de Cambé é comemorado no dia 11 de outubro. Entre as atividades estão o desfile e programação artistica e cultural no calçadão além de atrações como a Festa das Nações com vários dias realizada no centro de eventos. Um detalhe é que o centro de eventos da cidade está localizado em área central ao lado da Igreja Matriz. Outra festa importante na cidade é a do padroeiro Santo Antônio (13 de junho).




Cambé tem um calçadão com duas quadras na Avenida Brasil perto da Igreja Matriz. O espaço é dividido ao meio pela Rua França. De um lado estão as lojas e as empresas de gastronomia. O local é cheio de bancos e floreiras. Notamos que é um lugar tranquilo e bem conservado.




A outra parte do calçadão tem lojas em apenas um dos lados, já que a outra extremidade faz ligação com a praça da Igreja. Chama a atenção uma grande pedra que serve de enfeite. Ao fundo a caixa dágua da Sanepar. Tem um estilo diferenciado. São 6 colunas sustentando o reservatório em forma de "esfera"




Uma das atrações turísticas de Cambé é o Centro Cultural, inaugurado em 1990. Chama a atenção pela arquitetura. O prédio foi construído em meio as árvores, e integra a praça como se fizesse pare da natureza.





O Centro Cultural de Cambé também abriga o Museu Histórico do Município. Devido a pandemia o local estava fechado para visitação pública, mas tivemos a informação que o acerto reune maquetes dos prédios históricos. No mesmo espaço funciona a Biblioteca Municipal e um museu arqueológico. Outro local visitado é a Fazenda Santa Dalmácia que abriga ruínas do tempo chamado de "redução jesuítica".




A rodoviária de Cambé está localizada a 1 quilômetro e meio do centro da cidade e a 700 metros da BR-369 saida para Londrina. O terminal é denominado de "Gregório Wladeck". A Viação Garcia e Brasil Sul, são empresas que mais operam no local.




Cambé é sede de comarca. O atual prédio do Fórum foi inaugurado em 2016, perto das antigas instalações. Tem cinco andares e está localizado no Jardim São José, fora da área central. O prédio antigo foi reformado e se transformou em um anexo e abriga o Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Juizado especial entre outras dependências.




Cambé não tem prato típico. O nome tem origem na indígena Tupi que significa árvore ou mata. Antes da cidade surgir, o local era habitado pelos índios. Quem nasce ou mora no município é denominado de cambeense.




Cambé tem coisas curiosas como a de um carro parcialmente "enterrado" no canteiro central em uma das principais entradas da cidade. Perguntamos a alguns moradores o que aquilo significava. O "enfeite" é para chamar a atenção de um posto de combustíveis chamado "Opala" que está nas imediações.




Sem nenhuma dúvida o local mais visitado de Cambé é o Parque "Zezão". Trata-se do cartão postal da cidade. Detalhe: não tem lago. Foi construído em um fundo de vale onde tem um pequeno córrego.




O Parque "Zezão", conta com parque infantil, academia para a terceira idade, pista de caminhada e anfiteatro com arquibancada. Possui ainda chafariz e lâmida de água.




Para a instalação do parque, o fundo de vale começou a ser revitalizado em 1991. Mas nem sempre foi como nos dias atuais. O local já ficou vários anos abandonado. As principais melhorias ocorreram nos ultimos 5 anos.




O Parque "Zezão" também é palco de shows e eventos esportivos. Em 2017, por exemplo, abrigou a abertura da Fase Final dos Jogos Escolares. Outro parque em Cambé é o "Danziger Hof". É um parque histórico com detalhes sobre os imigrantes alemães, com duas casas antigas de pioneiros que foram transportadas até o local.




A cidade de Cambé começou a surgir em janeiro de 1932 com a fundação da colônia rural Nova Dantzig. É o mesmo nome de uma cidade alemã de onde chegaram as primeiras famílias. Após a Primeira Guerra Mundial, a antiga cidade passou a integrar a polônia com o nome de Gdanski. Em 1943, por causa da Segunda Guerra Mundial, o nome mudou para Cambé. O governo brasileiro obrigou as cidades e as colônias com nomes relacionados aos países inimigos a trocarem de denominação. Nova Dantzig passou a se chamar Cambé, nome de um Ribeirão que banha o Município.




Cambé passou a condição de município em 1947. Foi desmembrado de Londrina, após muita luta dos moradores. É bom ressaltar que a colonização é da mesma empresa Melhoramentos que fundou cidades como Londrina, Umuarama, Cianorte e Maringá. Na década de 30, o objetivo da empresa era realmente atrair os alemães.




A Paróquia Santo Antônio de Cambé pertence a Arquidiocese de Londrina.




Na Vila Salomé, um dos bairros mais importante de Cambé está localizada a Capela Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos. Alí pertinho, como enfeite, uma daquelas máquinas antigas utilizadas na pavimentação asfáltica.


[ voltar ]