25/7/2021 - CAMPINA DO SIMÃO -

Campina do Simão: onde o Rio Piquirí tem apenas 20 metros



Campina do Simão é um município que integra a região de Guarapuava. Está localizado a 175 quilômetros de Campo Mourão, mas é preciso utilizar um trecho de estrada de terra. Só por asfalto a distância aumenta para 269 km, ou seja quase 100 quilômetros. Fizemos os dois trechos e vamos explicar sobre eles logo abaixo. É uma cidade pequena com menos de 30 quadras e tem como via principal a Avenida João Ferreira Neves.




Praticamente todo o comércio, postos bancários, correios, prefeitura e até a capela mortuária e o cemitério estão concentrados na avenida principal. A igreja matriz está localizada em uma rua paralela. Apenas 1.388 pessoas residem na área urbana. Outros 2.688 habitantes moram na zona rural. Pela estimativa de 2020 a população de Campina do Simão caiu de 4.076 (2010) para 3.859.




A área urbana de Campina do Simão é pouca arborizada. Quem nasce ou mora na localidade é denominado de "campineiro do simão". A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 98 por cento. Em PIB per capita ocupa a posição 273 entre os 399 municípios do Paraná. Apenas 2 por cento da cidade conta com rede coletora de esgoto.




Campina do Simão não tem praça no formato da existente na maioria das cidades. Nem mesmo na Igreja Matriz. Na avenida principal tem um pequeno jardim que os moradores chamam de "Praça das Santas". Durante a nossa visita (julho 2021), o jardim estava com materiais de construção devido a obra de uma agência bancária pelo sistema cooperativo.




Como dissemos anteriormente, a igreja matriz Nossa Senhora Aparecida não tem praça. Foi construída bem próximo à rua. Quem sai da igreja já está na calçada da via pública. O nome do município é uma homenagem a José Simão, o primeiro morador. Mas teve polêmica. Com a chegada do primeiro armazém, mudaram o nome para Campina do Bépe, para saudar o dono do estabelecimento. Após muitos anos de polêmica voltou a se chamar Campina do Simão.




A principal empresa de Campina do Simão é a Piquirí Indústria e Comércio de Papéis. A empresa está localizada na zona rural a 14 quilômetros da área urbana. O percurso é por estrada de terra. Foi fundada em janeiro de 1992. A empresa tem um time de futsal que participa de competições regionais. O município tem mais 5 empresas consideradas do setor industrial e 58 comerciais e de prestação de serviços. A agência do Banco do Brasil na cidade foi fechada.




Ao redor da Piquirí Papeis existe uma colônia de trabalhadores e ex-funcionários da empresa.




Os moradores da comunidade ao redor da Piquirí Papéis contam com a Capela Nossa Senhora de Fátima. A igreja atrai fiéis de várias propriedades rurais. A lavoura mais plantada em Campina do Simão é a soja com 10.200 hectares. Milho e trigo ocupam têm áreas iguais de 1.700 ha. O rebanho bovino é de 12.200 cabeças. Ao visitar a cidade (julho 2021), fomos informados que a cerealista Sojamil iniciava o projeto para instalar um entreposto para recebimento de grãos e uma loja para venda de insumos.




O aniversário de Campina do Simão é comemorado no dia 4 de outubro. As atividades variam a cada ano, mas alguns eventos são tradicionais. Entre eles o Festival de Música Sertaneja (Femuscampi), Rodeio Crioulo, e o bolo de aniversário, cujo tamanho cresce a cada ano conforme a idade do município. Em 2019 tinha 24 metros. Distrito de Guarapuava, o município foi instalado em 1997, após lei de 1995 sacramentar a emancipação.




A menor distância entre Campo Mourão e Campina do Simão é de 175 quilômetros, mas o trecho tem 25 quilômetros em estrada de terra. Com asfalto a opção é por Guarapuava, mas a viagem aumenta em 94 quilômetros. Para encurtar o caminho é preciso ir até Pitanga e entrar para Santa Maria do Oeste. De lá até Campina do Simão não tem asfalto, mas a estrada é boa, porém com pedras e solavancos. Quem preferir evitar o trecho sem asfalto precisa passar por Guarapuava e depois percorrer 18 quilômetros pela BR-373 (saída para Cascavel). Em seguida entra em outra rodovia e percorre mais 44 quilômetros. Nesse trecho com pavimentação asfáltica existem muitas curvas fechadas, e em 13 dos 44 quilômetros, a rodovia só tem asfalto meia pista. FOTO: Ainda pela estrada de terra você passará por uma pequena represa e um barranco com imagens sagradas.




Também pela estrada de terra você atravessará a pequena ponte do "Grande Rio Piquirí". Ele é grande pelos lados do Oeste do Paraná. Mas na ponte em que passamos o Piquirí tem 20 metros de largura. A explicação é que a nascente do Rio é ali por aquelas bandas entre Turvo e Guarapuava. Bem diferente da ponte da BR-369 perto de Ubiratã onde são 160 metros. Na ponte entre Assis Chateubriand e Brasilândia do Sul são 190 metros. No município de Palotina tem até 500 metros de largura.


[ voltar ]