28/7/2021 - PAULO FRONTIN -

Paulo Frontin: cidade histórica do Paraná. Faz homenagem a engenheiro



A cidade de Paulo Frontin está localizada na região de União da Vitória, a 382 quilômetros de Campo Mourão. É cortada pela BR-153, também conhecida por Rodovia Transbasiliana. A estrada liga o Rio Grande do Sul ao Estado de São Paulo, prosseguindo até o Estado do Tocantins, e atravessa o Paraná de Sudoeste ao Norte Pioneiro passando pelos Campos Gerais.




Em Paulo Frontin, a maior parte da população mora na área rural. Pela ultima contagem da população feita pelo IBGE ainda no ano de 2010, a quantidade de habitantes estava em 6.913, dos quais apenas 2.173 residiam na cidade. Na estimativa realizada pelo Instituto em 2020, o número de moradores no município subiu para 7.387.

OBSERVAÇÃO: É norma do IBGE realizar uma grande pesquisa de casa em a casa 5 anos para definir oficialmente a população dos municípios brasileiros, porém por falta de recursos o trabalho não foi realizado em 2015 e 2020. Há 10 anos o Instituto faz apenas estimativas, que são divulgadas uma vez por ano.




Paulo Frontin é uma das localidades mais antigas do Paraná. A comunidade começou a se formar em 1900, com o surgimento da Colônia Rio Claro (hoje Mallet). A chegada de imigrantes russos, poloneses e ucranianos em Mallet, provocou o aparecimento de outras comunidades. Entre elas a Colônia Vera Guarani (hoje Paulo Frontin), fundada pelo Governo Federal em 1902. Em 1904, Vera Guarani ganhou grande impulso com a instalação da Ferrovia e as primeiras construções em alvenaria. Alguns dos primeiros prédios públicos resistiram ao tempo, como o da foto acima que era a residência do chefe da Estação de Trem. O município tem um distrito com o nome de Vera Guarani.




A estação de trem foi inaugurada em 1904. Hoje serve de moradia e os trilhos não existem mais. A estação foi uma das mais importantes, pois integrava a linha Ponta Grossa até União da Vitória. Esse trecho também contava com o famoso trem "São Paulo/Montevideo". As linhas de passageiros começaram a ser desativadas nos anos 70. O responsável pelo projeto da ferrovia foi Paulo Frontin, engenheiro da Central do Brasil e que residia no Rio de Janeiro. Ele é homenageado com o nome da cidade.

TRAGÉDIA - Na manhã de 29 de setembro de 1943, começou a pegar fogo em um trem de carga oriundo de Ponta Grossa com destino a União da Vitória. Um dos vagões carregava explosivos. A fumaça atraiu moradores que foram surpreendidos pela explosão. O impacto formou um buraco de 15 metros de largura e 10 de profundidade. O terminal foi destruído. Vinte e três pessoas morreram. O prédio da estação foi reconstruído e atualmente é utilizado como moradia.




Um dos estabelecimentos de ensino mais antigos de Paulo Frontin, é o Colégio Estadual Monsenhor Pedro Busco. A construção foi inaugurada em 1950 e começou como grupo escolar primário até o quarto ano. Passou a ser estadual em 1968. Paulo Frontin foi elevado à condição de distrito de Mallet em 1921. Em 1951 conquistou a emancipação. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 99 por cento.




Uma curiosidade é que a cidade de Paulo Frontin não tem ruas ou avenidas com duas pistas separadas por canteiro central e a maior parte das vias públicas é de paralelepípedos. Cerca de 30 por cento dos imóveis contam com rede coletora de esgoto. Percebemos que a cidade é rodeada por matas, mas é pequena a quantidade de árvores em vias públicas.




As principais atividades econômicas em Paulo Frontin são as lavouras de soja com 16 mil hectares e os setores ligados ao ramo da madeira. Também é grande a produção de maçãs. O município vem desenvolvendo um projeto para incrementar a produção de uvas. Em PIB per capita o município ocupa a posição 72 entre os 399 do Paraná. O salário médio do trabalhador é de 2,2 mínimos (2019).




Paulo Frontin não possui filiais de lojas de grandes redes como Magazine Luiza, Colombo ou Casas Pernambucanas. No total são 139 empresas comerciais e de prestação de serviços e 34 do setor industrial. A cidade não conta com agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Possui emissora de rádio comunitária.




Em Paulo Frontin é comum você ver residências modernas ao lado de casas mais antigas e bem conservadas. Pelo dados da prefeitura, o município possui cerca de 2.600 imóveis residenciais, dos quais 1.060 estão na área urbana. A cidade tem hospital municipal denominado "São João Batista"




No Rio de Janeiro existe o município de Engenheiro Paulo de Frontin. É o mesmo que foi homenageado pela cidade aqui do Paraná. O nome completo é André Paulo Gustavo de Frontin. Nasceu em 1860 e morreu aos 72 anos no Rio de Janeiro. É conhecido como o patrono da engenharia nacional. Foi senador, prefeito do então Distrito Federal e deputado federal. É responsável pelo projeto da antiga ferrovia ligando Ponta Grossa até União da Vitória e que passava pela cidade de Paulo Frontin.




Quem nasce ou mora em Paulo Frontin é denominado de "frontinense". O aniversário do município é comemorado no dia 14 de dezembro. De vez em quando alguns pesquisadores de universidades visitam a área rural para estudarem "tocas" que possivelmente serviram de abrigo para animais gigantes que foram extintos. Outra curiosidade de Paulo Frontin, é que um médico preocupado com a falta de Corpo de Bombeiros criou uma brigada de incêndio. Ele mesmo comprou os equipamentos, dois caminhões pipa e selecionou voluntários.




No dia em que fizemos nossa visita (julho 2021), o prefeito de Paulo Frontin, Jamil Pech (camisa clara), e sua equipe faziam a inauguração da Feira do Produtor. A feira já existia por iniciativa de três moradoras, mas não tinha um espaço definido e não existia uma data fixa para ser realizada.




A Igreja Católica Ucraniana São João Batista foi construída em madeira no ano de 1924 e a inauguração da atual em alvenaria aconteceu em 1982. Em 1952 foi elevada à condição de paróquia.




A Paróquia São Joaquim e Santana pertence a Diocese de União da Vitória. Foi criada em 1978.




Paulo Frontin, foi beneficiado com o Convento e Internato das Irmãs Servas de Maria Imaculada. É uma instituição que surgiu na Ucrânia em 1892. O rito é o Oriental Bizantino Ucraniano Católico.


[ voltar ]