15/8/2021 - REBOUÇAS -

Rebouças: surgiu com as expedições dos Bandeirantes



Rebouças é uma cidade localizada a 325 quilômetros de Campo Mourão. Pertence a microrregião de Irati. No censo realizado em 2010, o município estava com 14.176 moradores, dos quais, 6.671, na área rural. Pela estimativa feita pelo IBGE em 2020, a população é de 14.946. Quem nasce ou mora no município é denominado de "reboucense". Pela cidade passa a BR-153 (Transbrasiliana), que liga Santa Catarina a São Paulo. Por uma via municipal de 10 quilômetros e bem conservada é possível acessar a PR-364 e encurtar a distância para outras cidades como por exemplo São Mateus do Sul.




Rebouças surgiu com as expedições dos bandeirantes paulistas que desde o século 17, procuravam ouro nos Campos de Palmas. Era um local de parada conhecido por "Butiazal". Com o passar dos anos, mais famílias foram se estabelecendo por ali. No começo dos anos 1.900, a comunidade foi transferida para onde está, e foi elevada a condição de distrito de São João do Triunfo, com a denominação de Rio Azul. Em 1924, mudou o nome para Antonio Rebouças, um engenheiro responsável pela ferrovia que passava pela comunidade. Foi elevado à condição de município em 1930, e 13 anos mais tarde simplificou o nome para "Rebouças". Rio Azul, antigo nome como distrito, hoje é um município vizinho.




O município "preserva" o antigo prédio do Fórum. O espaço histórico está com a cobertura e paredes danificadas. A comarca foi criada em 1937, mas em alguns anos perdeu essa condição. A comarca foi restabelecida em 1948.




O atual prédio do Fórum, denominado "Desembargador Emigdio Westephalen", está localizado fora da área central, praticamente fazendo divisa com propriedades rurais. A distância desse espaço mais moderno com o antigo Fórum é de apenas 50 metros.




Em Rebouças a taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 98 por cento. A primeira escola em alvenaria começou a ser construída em 1944. O prédio tem o formato de "V" de "Vitória". O estilo é colonial mexicano. Era um dos mais modernos da época. As cores mudaram com o tempo. Até 2011, era pintado em bege e marron. Começou como grupo escolar e hoje é denominado de Colégio Professor Júlio César.




A rede coletora de esgoto em Rebouças abrange 55 por cento dos imóveis localizados na área urbana. O índice coloca a cidade entre as 90 do Paraná com a maior infraestrutura nesse quesito. Já em arborização pública das ruas e avenidas Rebouças fica devendo. Várias quadras inteiras na área central sem nenhuma árvore. Tem o Hospital Municipal da Caridade, que funciona desde 1953. Foi construído com doações da comunidade. Hoje tem 42 leitos e atua como Pronto Socorro, clínica médica, cirurgias, obstetrícia e pediatria.




Em riqueza econômica, Rebouças figura na posição 244 entre os 399 municípios do Paraná. O PIB per capita é de 25 mil e 500 reais. O município abriga 30 empresas consideradas como do setor industrial e cerca de 260 comerciais e de prestação de serviços. Uma das principais empresas é a Energy Condutores do Brasil, instalada em 2008, e que fabrica cabos de alta e baixa tensão. A área urbana conta com 4 mil imóveis residenciais. Outras 1.800 famílias residem na área rural. Tem agência do Banco do Brasil e uma emissora de rádio.




O aniversario de Rebouças é comemorado no dia 21 de setembro que é a data da instalação do município em 1930. A prefeitura organiza um grande festejo que inclui atividades esportivas, recreativas, concursos, bailes. Tem ainda o tradicional rodeio no CTG "Cultuando a Tradição", além do Festival Regional de Música Sertaneja. Várias das atividades são desenvolvidas no Ginásio de Esportes "Camilão". Durante nossa visita, julho 2021, o relógio da prefeitura não estava funcionando. A foto foi feita às 16 e 40.




A principal área de lazer em Rebouças é a "Praça dos Ferroviários". A menos de 50 metros tem a praça "Lourenço Mourão". É menor e tem o estilo tradicional. A igreja matriz não tem praça.




É na Praça dos Ferroviários que Rebouças realiza as festividades natalinas. Em 2020, a ornamentação fez homenagem a história do município e a chegada do primeiro trem. A cada ano a celebração tem um tema. Em 2019, foi "Magia das Luzes". Os moradores elogiaram o "túnel de luzes" com 60 metros e a casa do Papai Noel. As comemorações são recheadas de apresentações e shows. Quando tem risco de chuva é instalada uma tenda com 480 metros quadrados que substitui o palco. Também são distribuidos brinquedos para crianças cadastradas.




Rebouças tem semáforos na área central. O modelo informa quandos segundos falta para entrar no "vermelho". Um deles foi instalado na esquina da Câmara dos Vereadores. Como as ruas não possuem duas pistas, a maioria das vias é de mão única. A prefeitura tem a campanha do IPTU Premiado. Os prêmios são em dinheiro: primeiro premio é de 5 mil reais (2021). No esporte, Rebouças participou da Fase Final do Campeonato Paranaense de 1938.




A 10 quilômetros do centro de Rebouças está localizado o Parque da Pedreira. Durante nossa visita encontramos placas de "Proibido". Foi fechado por causa da pandemia. Claro, teve alguém que derrubou uma das placas para entrar. Mas decidimos respeitar. O espaço é utilizado para camping, possui churrasqueiras, tem cachoeiras, sanitários, parque infantil e um paredão de pedra. O acesso é pela BR-153. Do portal em diante a pavimentação é em paralelepípedos.




Quem gosta de pinheiros ficará encantado. Rebouças tem pinheiros por todos os lados. As principais atividades do município estão relacionadas a madeira, argila, rocha para brita, agricultura e produção de frangos. A principal lavoura é a da soja com 25 mil hectares. Feijão 3.300 ha e milho 2.670 ha. O plantio de fumo ocupa quase 2 mil ha. O rebanho bovino é de 5 mil cabeças. Possui uma unidade da Cooperativa Bom Jesus, fundada em Lapa no ano de 1953.




Igreja Ucraniana do Rito Católico Nossa Senhora do Amparo em Rebouças.




A Paróquia Senhor Bom Jesus, pertence a Diocese de União da Vitória. Foi fundada no dia 21 de abril de 1944. O templo foi construído nos anos 50. Além da Matriz, há o Santuário Santo Antônio.


[ voltar ]