29/8/2021 - PAULA FREITAS -

Paula Freitas: cidade no centro de "anomalia magnética"



Paula Freitas é uma cidade localizada na região de União da Vitória, a 413 quilômetros de Campo Mourão. A distância até o Rio Iguaçu, divisa com Santa Catarina é de apenas 2 quilômetros. O município tem 5.434 habitantes pelo censo de 2010, e 5.942 pela estimativa realizada em 2021. Metade da população mora na área rural. Quem nasce ou reside na localidade é denominado de "paula-freitense".




Muita gente pode achar que o nome da cidade é homenagem a uma mulher. O povoado começou a se formar em 1870, com a criação do Porto Estácio no Rio Iguaçu. Em 1905, a localidade foi beneficiada por linha de trem e estação ferrovária, que ganhou o nome de "Paula Freitas", em homenagem ao engenheiro civil Antonio Paula Freitas, especialista em estrada de ferro. Em 1964, o então distrito foi desmembrado de União da Vitória, e manteve o nome. A localidade também foi chamada de Estácio e Carazinho. Os trilhos foram retirados em 1996. A antiga estação de trem foi demolida em 2003.




A escola mais antiga de Paula Freitas é o Colégio Estadual Marina Marés de Souza. Foi inaugurado em 1950. Na época, o município era distrito de União da Vitória. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 98 por cento.




A Escola Municipal de Paula Freitas, que inclui um Ginásio de Esportes tem capacidade para 400 alunos. A cidade tem Banda Municipal que faz apresentações nos eventos oficiais e em várias cidades do Paraná.




Embora pequeno, o município de Paula Freitas registra um PIB per capita, que o coloca entre os 40 do Paraná. O destaque é para o cultivo da soja que ocupa 15.500 hectares.O feijão é plantado em 1.600 ha, superando as áreas de milho e trigo juntas. As plantações de fumo somam 700 ha. O rebanho bovino é de 6 mi cabeças. Conta com algumas pequenas indústrias.




Paula Freitas tem 1.200 imóveis residenciais na área urbana e quase 1.000 na zona rural. A cidade conta com 120 estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. Não possui agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Também não tem emissora de rádio. Apesar de estar em uma região com muitos morros, a área urbana e o entorno estão localizados em uma área plana.




Cerca de 35 por cento dos imóveis urbanos de Paula Freitas são beneficiados com a rede coletora de esgoto. Das cidades que visitamos é uma das menos arborizadas, mas ao redor do perímetro urbano tem bastante árvore. Uma das curiosidades de Paula Freitas, é que o município está no "meio" da chamada "anomalia magnética" da Terra. Algumas faculdades, estudantes e até órgãos governamentais visitam a localidade para monitorar e estudar o fenômeno.




O aniversário de Paula Freitas é comemorado no dia 8 de dezembro, mas a grande festa acontece em fevereiro. Trata-se da Festa da Melância. A comemoração ocorre em fevereiro, na época em que é realizada a colheita. O município é o maior produtor de melancias do Paraná.




O Parque Guairaca, ao lado da cidade, é o local em que são realizados os principais eventos de Paula Freitas, incluindo a tradicional Festa da Melancia. Na área de mata é possível realizar passeios pelas trilhas.




Nos ultimos 10 anos, o Parque Guairacá ganhou dois espaços cobertos para abrigar os eventos. Antes, as atividades aconteciam apenas nas instalações menores em meio ao parque.




O Ginásio de Esportes de Paula Freitas é denominado Generoso Daniel de Lara. É palco do tradicional campeonato municipal de futsal. Outra atração esportiva é o campeonato de bocha.




A Paróquia São Carlos Bartolomeu pertence a Diocese de União da Vitória. Foi fundada no dia 15 de março de 1981.


[ voltar ]