4/9/2021 - SÃO PEDRO DO IGUAÇU -

São Pedro do Iguaçu: cidade que surgiu com mineiros e nordestinos



A cidade de São Pedro do Iguaçu está localizada a 218 quilômetros de Campo Mourão. Pertence a microrregião de Toledo. No censo realizado em 2010, a população era de 6.491 habitantes (2.436 na área rural), mas pela estimativa de 2021, caiu para 5.745. Uma das curiosidades é que todas as ruas e avenidas têm nomes de estados e capitais. NA ESTÁTUA LOCALIZADA NA ENTRADA DA CIDADE, SÃO PEDRO "MOSTRA" UMA CHAVE EM REFERÊNCIA A "ENTRADA NO CÉU".




A principal avenida de São Pedro do Iguaçu (Geni de Souza Bongiolo), é um trecho por onde passam 3 rodovias: em uma das extremidades é saída para Toledo (PR-182) e São José das Palmeiras (PR-586). Na outra é saída para Céu Azul (PR-585) e Cascavel (PR-586). Quem está na região de Toledo e quer encurtar a distância para Foz do Iguaçu, precisa cruzar a cidade de São Pedro do Iguaçu. O trecho urbano da avenida tem 1 quilômetro em duas pistas. A rede coletora de esgoto em São Pedro do Iguaçu abrange apenas 1 por cento dos imóveis.




A cidade de São Pedro do Iguaçu começou a surgir em 1963. Os primeiros habitantes, a maioria de mineiros e nordestinos, foram atraídos pela madeira e extração de palmito. O começo foi difícil, principalmente pelos conflitos agrários que resultaram em muitas mortes. O nome (São Pedro) foi sugestão do pioneiro que construiu a primeira casa da comunidade. A residência ficou pronta no dia dedicado ao santo. Com a emancipação de Toledo em 1990, foi incluído o "Iguaçu". A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 97,3 por cento.




O aniversário de São Pedro do Iguaçu é comemorado no dia 16 de julho. A programação é variada com bailes, shows e gastronomia. Na ocasião é realizada a Festa do Pernil Desossado e Recheado, prato típico do município. Tem ainda a Festa do Porco no Tacho e no distrito de São Francisco é servido o "Jantar Italiano".




O Estádio Municipal de São Pedro do Iguaçu foi batizado de "16 de Julho", em referência a data de aniversário do município. Pelo que observamos é um estádio bem cuidado e movimentado. OUTRAS ATRAÇÕES - Em setembro a cidade realiza o Festival Municipal da Canção (FESPI). São várias categorias que começam a partir dos 10 anos de idade. A secretaria de cultura também incentiva a formação de corais. São vários na cidade, abrangendo todas as faixas etárias.




Em PIB per capita, São Pedro do Iguaçu ocupa a posição 205 entre os 399 municípios do Paraná. Tem 13 pequenas indústrias, 158 empresas comerciais e de prestação de serviços. Entre as empresas, destaque para o Laticínios Dom Pedro e a Spech Pré Moldados. Na área urbana estã cadastrados cerca de 1.800 imóveis residenciais. Outras 700 moradias estão localizadas na área rural. A cidade não conta com agência da Caixa, mas tem o Banco do Brasil.




A "Praça dos Nordestinos", está localizada em uma rotatória da avenida principal. São 55 metros de circunferência. O espaço é uma homenagem aos primeiros moradores da localidade. Na agropecuária destaque para a soja com 14 mil hectares e rebanho bovino estimado em 15 mil cabeças. Os agricultores são atendidos por unidades da Coamo Agroindustrial e da I.Riedi.




A Paróquia São Pedro pertence a Diocese de Toledo. Foi fundada em 8 de agosto de 1976. OBSERVE NA IMAGEM: As principais paradas de ônibus em São Pedro do Iguaçu são tubulares. Além de amenizar os efeitos do sol, também protege das chuvas. A ideia surgiu em Curitiba, mas é dificil encontrar no Paraná os pontos de ônibus com essa configuração. A grande maioria não tem nada, só mesmo um pedaço de madeira para indicação.


[ voltar ]