15/9/2021 - INÁCIO MARTINS -

Inácio Martins: Festa do Pinhão e município mais alto do Paraná



A cidade de Inácio Martins está localizada a 262 quilômetros de Campo Mourão. Integra a microrregião de Guarapuava. Em 2010, tinha 10.943 habitantes, dos quais 4.655 na área rural. Na estimativa feita pelo IBGE em 2021, a quantidade de moradores cresceu para 11.117. Quem nasce ou mora no município é chamado de "inácio-martinense". A exemplo de muitos outros municípios do Paraná, as principais atrações turísticas são as cachoeiras e grutas. Outro atrativo é a Serra da Esperança, formada na Era Mesozóica. Faz a divisa entre o Segundo e Terceiro Planaltos do Paraná.




Em área total, incluindo os setores urbano e rural, Inácio Martins tem o 45º maior território do Estado. Em PIB per capita ocupa a posição 380, entre os 399 municípios do Paraná. A taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 94,5 por cento. Trinta por cento dos imóveis estão ligados à rede coletora de esgoto.




A história de Inácio Martins começa em 1892, com a chegada das famílias Schleder, Stresse e Martins. Os pioneiros foram atraídos principalmente pela madeira. O primeiro nome era "Guarapuavinha". Até 1960, foi distrito de Guarapuava e com a instalação em 25 de novembro de 1961, o nome foi substituído de Guarapuavinha para Inácio Martins. A denominação é uma homenagem ao engenheiro que administrou a instalação da linha de trem que beneficiou a localidade.




O aniversário de Inácio Martins é comemorado em 25 de novembro, mas a tradicional Festa do Pinhão é realizada na primeira quinzena de junho. O evento é recheado de atrações. Tem concurso de rainha e princesas. O baile geralmente é ao vivo com animação de grupos gaúchos. Outros atrativos são o Festival de Música "Sapecanção", rodeio e as Olimpíadas do Agricultor Familiar.




A principal praça da cidade não é da Igreja Matriz. Aliás, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não tem praça, apenas estacionamento (veja mais abaixo). Quando estivemos na cidade (julho 2021), estava sendo construído o chamado "Eco Parque Terra dos Pinheirais". Serão 3 lagos, parque infantil, aparelhos para ginástica e pista de caminhada. DURANTE NOSSA VISITA, CHUVA FRACA, MUITO FRIO E NEBLINA.




Inácio Martins conta com Associação Comercial e Industrial. Em todo o município são 140 empresas comerciais e de prestação de serviços. No setor industrial o cadastro registra 44 firmas. As maiores empresas estão ligadas ao setor madeireiro e erva mate. Uma das empresas é a Cavassin, especializada em móveis rústicos, utilizando 100 por cento de madeira maçica.




O maior supermercados de Inácio Martins é o "Super Stroparo", com duas lojas. A cidade tem Banco do Brasil, mas não possui agência da Caixa Economica Federal. Conta com emissora de rádio. A área com agricultura é pequena. São apenas 2.800 hectares com soja e 750 ha com milho. O rebanho bovino é de 9 mil cabeças. O feijão é plantado em 865 ha e a erva mate está em 140 ha. MAIS DE 40 MIL HECTARES SÃO DEDICADOS A PRODUÇÃO FLORESTAL.




Em Inácio Martins faz muito frio. No dia 22 de julho de 2013, a cidade amanheceu coberta de neve. O fenômeno climático começou a ser observado na noite anterior. Inácio Martins é considerada a cidade mais alta do Paraná. Está localizada a 1.202 metros acima do nível do mar. Outras fontes informam 1.198. Por isso, durante o inverno é normal temperaturas abaixo de zero. Lá também é comum que lagos fiquem congelados. NA IMAGEM ACIMA: FACHADA DO GINÁSIO DE ESPORTES "MANOEL RODRIGUES MORAES".




A exemplo do Ginásio de Esportes, a rodoviária também foi pintada em tonalidades de azul. As principais ruas e avenidas de Inácio Martins são nominadas com personalidades históricas do Brasil. Tem Dom Pedro II, Duque de Caxias, Visconde de Guarapuava, ou então Rua Sete de Setembro.




Em Inácio Martins, a comunidade ucraniana é grande. O padroeiro São Pedro é homenageado com grande festa. O churrasco é uma tradição da comemoração.




A Paróquia Nossa Senhora Aparecida pertence a Diocese de Guarapuava. Foi fundada em março de 1975.


[ voltar ]