29/9/2021 - BOM SUCESSO DO SUL -

Bom Sucesso do Sul: cidade com atrativos e famoso prato típico



Bom Sucesso do Sul é uma cidade localizada a 393 quilômetros de Campo Mourão. Integra a microrregião de Pato Branco. No censo de 2010, o município contava com 3.293 habitantes, dos quais mais da metade, 1.712, residindo na área rural. Na estimativa de 2021, a população estava em 3.244. Em PIB per capita, o município é o 19º entre os 399 do Paraná. Quem nasce ou mora na localidade é denominado de "bomsucessense do sul".




Assim que entramos na cidade (março/2021), fomos surpreendidos pelas esculturas, praças e por uma área urbana muito bem cuidada. E veio a pergunta: como um município tão pequeno consegue ter uma cidade bonita e ficar entre os 20 do Paraná em PIB per capita? E não foi só. Sessenta por cento das casas estão ligadas à rede coletora de esgoto.




A riqueza de Bom Sucesso do Sul está na agropecuária e nas indústrias de transformação. A área ocupada com soja é de 12 mil e 600 hectares. O milho é plantado em 8.250 ha. O espaço do feijão é de 5.120 hectares. É grande a produção de frangos. O Moinho Dona Alda produz farinhas especiais com quatro marcas. O Latícinios Bom Sucesso fabrica creme de leite, queijo, mussarela e manteiga com as marcas "Litoral" e "Soberano". A cidade tem fábricas de móveis planejados e esquadrias. É sede da Cooperativa São Expedito que atua na produção de farinha de milho e derivados. Possui ainda unidades da Sementes Guerra e Coasul.




Apesar dos bons níveis econômicos, Bom Sucesso do Sul não tem agências da Caixa ou do Brasil do Brasil. As unidades mais próximas estão em Francisco Beltrão (27 km) e Pato Branco (28 km). No total, o município abriga 19 indústrias e 80 empresas comerciais e de prestação de serviços. A área urbana possui 650 imóveis residenciais. Outros 500 encontram-se na zona rural. A cidade não conta com emissora de rádio.




Em Bom Sucesso do Sul, a prefeitura e câmara dos vereadores estão lado a lado. A história da localidade começa por volta de 1920, com a descoberta de uma fonte de água mineral. O poder medicinal da água correu o Paraná e outros estados e acabou atraindo pessoas, que decidiram ficar por lá. Até 1990 foi distrito de Pato Branco. A instalação aconteceu no dia primeiro de janeiro de 1993, com a posse do primeiro prefeito. SOBRE O NOME: Em 1944, os pioneiros definiram Nossa Senhora do Bom Sucesso como a padroeira. A definição ficou também para o distrito. O "Sul" foi acrescentado por já existir um município com o mesmo nome no Paraná.




O aniversário de Bom Sucesso do Sul é comemorado no dia 8 de janeiro, mas a grande festa é do prato típico. O tradicional Leitão Desossado na Grelha é servido em dezembro. Trata-se de uma das maiores festas realizadas no Sudoeste do Paraná. Geralmente são vendidos em média 250 kits, e cada um é para servir até 22 pessoas. Tudo regado ao chope. Outra tradição é a Festa Junina realizada em conjunto pelas escolas municipais numa mesma data. O município ainda promove em maio o festival municipal de música. Também são comemorados o Natal e Final de Ano.




No setor esportivo, Bom Sucesso do Sul investe em campeonatos municipais como futsal, futebol 7, torneios de pesca no Lago Municipal. A cidade ainda conta com uma escolinha do Atlético Paranaense. A "Escola Furacão" atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade, nas classes Sub 14, Sub 15, Sub 16 e Sub 17.




Bom Sucesso do Sul tem um dos parques municipais urbanos mais bonitos do Paraná. É o "Parque dos Anjos". O local é repleto de esculturas, espaço de lazer, pista de caminhada e brinquedos para crianças e atividades para a terceira idade. Possui sanitários e até um portal. A cidade tem 28 câmeras de monitoramento, montadas pela prefeitura.






Toda a área do Lago Municipal do Parque dos Anjos, conta com iluminação em led. Chama a atenção a transparência da água. É muito limpa. O parque disponibiliza sinal de wi-fi. Existem outros pontos pela cidade e até antenas especiais para a propagação da internet grátis em áreas rurais. Aliás, o município já recebeu prêmio pela sua rede de internet à população. O LAGO MUNICIPAL TEM RESTAURANTE.




Outro espaço público em Bom Sucesso do Sul é a "Praça da Produção", localizada em frente à Igreja Matriz. O local é uma homenagem aos pioneiros e também aos atuais moradores do município.




Mas de todas as atrações que Bom Sucesso do Sul oferece, a que mais chama a atenção é a do Monumento Cristo da Luz. É uma réplica do Cristo Rendentor do Rio de Janeiro e tem 12 metros de altura. O acesso até a estátua é feito à pé. No local existe um mirante em madeira, de onde é possível ver toda a cidade. O município ainda atrai visitantes com a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Localizada na área rural a gruta é lembrada por moradores devido a vários milagres.




A Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso pertence a Diocese de Palmas/Francisco Beltrão. O nome se iguala ao do município. A origem da invocação não é tão clara. A primeira notícia da Invocação da Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo, sob o título de Nossa Senhora do Bom Sucesso vem de Lisboa nos anos 1.600. Em Guaratuba, a igreja construída em 1.771, também tem o mesmo nome.


[ voltar ]