18/10/2021 - MALLET -

Mallet: a capital paranaense do Kiwi



A cidade de Mallet, pertence a microrregião de Irati e está localizada a 366 quilômetros de Campo Mourão. Pelo Censo de 2010, tinha 12.973 habitantes, dos quais 5.403 residindo na área rural. Na estimativa de 2021, a população cresceu para 13.697 moradores. Quem nasce ou mora na localidade é denominado de malletense.




Não estranhe se estiver na cidade é perceber que várias pessoas conversam em polonês ou ucraniano. Mallet surgiu das expedições realizadas a partir da segunda metade do século 19, e que foram responsáveis pela criação de várias colônias na região. Em1890, chegaram os primeiros imigrantes poloneses e logo depois centenas de ucranianos passaram a fazer parte das comunidades. Eles construíram escolas e igrejas. A fonte de renda e o sustento eram provenientes da própria terra.




Em 1903, chegaram os trilhos da estrada de ferro da RFFSA. Com a estação denominada "Marechal Mallet", muitas famílias optaram por ficar perto da "ferroviária", e formou-se o povoado de "São Pedro de Mallet". O nome da estação é uma homenagem ao engenheiro militar gaúcho, João Nepomuceno de Medeiros Mallet. A ferrovia atraiu mais pessoas e foram formados outros povoados como Dorizon e Vera Guarani.




Em 15 de abril de 1912, foi criado o Município de São Pedro de Mallet, desmembrando de São Mateus do Sul. Em 1929, uma lei estadual definiu o nome do município apenas como "Mallet". A Comarca foi criada em 1943.




A média salárial em Mallet é de 2,5 salários mínimos mensais. Está entre os 20 melhores do Paraná. A taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 98,5 por cento. Em PIB per capita ocupa a posição 31, entre os 399 municípios paranaenses. Vinte e três por cento dos imóveis urbanos é beneficiado com rede de esgoto. As vias públicas urbanas são pouco arborizadas.




Os registros mostram que Mallet tem cerca de 350 empresas comerciais e de prestação de serviços e 90 firmas industriais. A maior parte das indústrias é ligada ao setor de madeira e celulose. A principal atividade agrícola do município é o plantio de soja (17 mil ha), milho (3.200 ha) e feijão (1.700 ha). Destaque também para a produção de frutas, legumes e erva-mate. O rebanho bovino é de 5 mil cabeças.




Na área urbana, Mallet tem aproximadamente 3.500 imóveis residenciais. Na área rural são quase 1.600. A cidade é atendida pelo Banco do Brasil. Não tem Caixa Econômica Federal. Possui duas emissoras de rádio.




O Fórum da Comarca de Mallet é praticamente novo, foi inaugurado no dia 19 de janeiro de 2017. Tem cerca de 2 mil metros quadrados. O antigo prédio tinha 70 anos.




Em Mallet, o Parque dos Imigrantes é a principal área de lazer. Para contornar o local é preciso percorrer dois quilômetros. Está localizado na área central, a 200 metros da Igreja Matriz e da Prefeitura. A estação rodoviária é bem em frente. Considerado ponto turístico, é um dos maiores parques urbanos do interior do Paraná. Foi inaugurado em 1998.




O parque possui dois lagos, academias ao ar livre, academia de saúde, quadras de futebol e volei de areia, espaço para apresentações artísticas, ponte de madeira, parquinho para as crianças, pista de skate, pista de caminhada com iluminação, entre outros atrativos.






O Parque dos Imigrantes é onde acontecem as festividades do município, incluindo aniversário, Natal e virada do ano. Também no local, a prefeitura promove o tradicional Festival da Gastronomia e os Jogos de Verão.




Pelo fato de estar localizado na área central, os moradores consideram o lugar seguro. Além disso, em frente, tem um módulo da Polícia Militar. O espaço também é palco de apresentações de danças ucranianas. Em 2019, a cidade sediou pela terceira vez o Festival Nacional.




Município de Mallet foi colonizado principalmente por imigrantes ucranianos e poloneses. O Parque dos Imigrantes faz essa referência com os eventos culturais, religiosos e na gastronomia. Quem quiser se aprofundar mais na cultura e história do município, existe o “Circuito Polonês Ucraniano de Turismo Rural”.




Aos sábados pela manhã, também no Parque dos Imigrantes, acontece a Feira dos Produtores Familiares. A variedade é grande. Um dos feirantes tinha conservas de maxixe e broto de bambu. Outro oferecia geléia de Kiwi, conserva de abobrinha e o puríssimo mel.




O aniversário de Mallet é comemorado no dia 21 de setembro. Em 2021, completou 109 anos. O antigo prédio da prefeitura é de 1922, ou seja, cerca de 100 anos. Observamos que o local precisa de muitas reformas. (2021). Em maio é realizada a famosa Festa do Kiwi. Acontece no final de semana em espaços diversificados. A festa atrai muita gente principalmente por causa do costelão de fogo de chão, rodeio e os bailes. Mallet é considerada a Capital do Kiwi no Paraná.




Mallet tem sua edição municipal dos Jogos Abertos. Conhecidos pela sigla "JAM", as competições são disputadas nas modalidades de atletismo, basquete, vôlei, futsal, cabo de guerra, caçador, handebol, xadrez e mini maratona. A competição tem dez dias. Também no município acontecem campeonatos de futsal, futebol de campo, Jogos de Inverno entre outros.




A rodoviária é bem no centro. Mallet já teve linha ferroviária de passageiros e transporte de carga. A estação começou a funcionar em 1903, e era caminho da linha de ferro Itararé ao Uruguai. Foi desativada no começo dos anos 80. A estação que sempre foi de madeira acabou demolida em 1993. Os trilhos foram retirados em 1996.




A igreja Ucraniana Sagrado Coração de Jesus, centro de Mallet, foi elevada à condição de paróquia em dezembro de 1941. A construção da igreja atual começou em 1931, e concluida em 1967. Recentemente foi ampliada.




Na comunidade rural conhecida como Dorizon, a Igreja São José, também do rito ucraniano, se destaca pelo campanário dos três sinos que é considerado o maior do Paraná.




A Paróquia São Pedro Apóstolo, pertence a Diocese de União da Vitória. O templo começou a ser construído em 1949. Uma das opções de lazer e hospedagem é o Hotel Fazenda Hidromineral Dorizon, localizado na saída para União da Vitória.


[ voltar ]