8/11/2021 - LEÓPOLIS -

Leópolis: nome em homenagem ao Léo, sócio da colonizadora



Leópolis é uma cidade localizada a 264 quilômetros de Campo Mourão e que integra a microrregião de Cornélio Procópio. Pela estimativa do IBGE, divulgada em 2021, o município está com 3.896 habitantes. No censo de 2010, tinha 4.145 moradores, dos quais 1.744 residindo na área rural. O letreiro na entrada da cidade foi instalado recentemente (06/2021). Turistas gostam de fazer "selfies" ou tirar fotos com amigos perto desses letreiros. E isso divulga o município.




Leópolis é uma das cidades mais arborizadas que já visitamos. Em PIB per capita, ocupa a posição 95 entre os 399 municipios do Paraná e a colocação 327 em habitantes. O índice de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 98,8 por cento. Trinta por cento dos imóveis urbanos contam com a rede coletora de esgoto.




A rodoviária de Leópolis integra a Praça 14 de Dezembro, a principal da cidade. Na área urbana são 1.280 imóveis residenciais. O município tem 86 empresas comerciais e de prestação de serviços e 13 indústrias. Uma das empresas atua na produção de palmitos. Não possui agências da Caixa ou Banco do Brasil e nem emissora de rádio.




Quem nasce ou mora no município é denominado de "leopolense". A cidade começou a surgir no final dos anos 1920, através da Companhia Agrícola Barbosa. A empresa comprou do Governo uma grande área de terras para a formação de patrimônios. O nome é referente a Léo Barboza, sócio da Companhia. Até 1951, foi distrito de Cornélio Procópio. A grande riqueza do município é o plantio de soja com 22 mil hectares e milho 19 mil ha. O rebanho bovino é de 17 mil cabeças.




O aniversário de Leópolis é comemorado no dia 14 de dezembro. A festa se mistura com atrações natalinas. A cidade tem arena de shows e rodeios. É tradição as festas de Carnaval, Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião. Não tem prato típico, mas tem a Feira da Lua que agrada a todos os paladares.




Um pedaço do território de Leópolis está na divisa com o Estado de São Paulo e integra a Bacia do Rio Paranapanema. Teve parte de suas terras alagada para construção de usina hidrelétrica. Muita gente vai ao município com o objetivo pescar ou praticar esportes náuticos nos rios Paranapanema e Congonhas.




Como dissemos acima, o nome "Leópolis" foi em homenagem a um dos sócios da colonizadora, mas na Ucrânia tem uma cidade com a mesma denominação fundada em 1.240, cuja população é de 740 mil habitantes. Não existe relação entre as duas cidades, foi mera coincidência.




Algumas curiosidades de Leópolis: a cidade realiza o festival gastronômico com os chamados Food Trucks. Os principais locais públicos possuem rede wi-fi de graça, mas é preciso fazer cadastro na prefeitura. Durante os períodos de férias escolares o município promove campeonatos esportivos.




A Paróquia Nossa Senhora Aparecida pertence a Diocese de Cornélio Procópio. Foi fundada em 1960.


[ voltar ]