5/12/2021 - Santuário e gruta de Bandeirantes -



O Santuário São Miguel Arcanjo está localizado no trevo de acesso a cidade de Bandeirantes, às margens da BR-369. Faz parte de um grande complexo religioso que inclui a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e dos Nove Coros de Anjos. Entre a gruta e o santuário está sendo construído o "Morro dos Anjos Thermas Resort".

O resort é para oferecer lazer para os peregrinos, turistas e sócios do empreendimento. Com águas quentes termais, terá complexo aquático, parque indoor, piscina de surfe, praça gastronômica e outras dependências e será vendido pelo sistema de cotas. O empreendimento é dos mesmos proprietários do Tayayá Aqua Resort, em Ribeirão Claro. Um dos sócios é o apresentador Ratinho do SBT.




Do outro lado da via de acesso a Bandeirantes, em frente ao Santuário, está outra grande estrutura religiosa denominada "Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e dos Nove Coros de Anjos". A distância entre os dois locais é de aproximadamente 400 metros. Existe o projeto para a construção de uma passarela para unir os dois espaços.




O que impressiona tanto em um quanto no outro é o tamanho das áreas de estacionamento. No Santuário o espaço para veículos é de 85 mil metros quadrados e na Gruta passa dos 70 mil metros quadrados. Antes da pandemia os locais recebiam 500 mil visitantes por ano, incluindo centenas de ônibus de todas as partes do Brasil. A partir de 2022 deverá receber muito mais. Por isso a estrutura dos espaços vai crescendo. Na gruta, está sendo finalizada a terceira fase do complexo. Trata-se de uma área coberta para abrigar 33 mil pessoas sentadas.




Na entrada do Santuário, a esquerda, tem uma grande praça de alimentação para até 1.500 pessoas. O mesmo espaço conta com lojas e banheiros. É o tipo de um shopping. Do lado esquerdo existe um ambulatório com ambulâncias para situações de emergência. Ao centro está a igreja onde são realizadas as celebrações.




Na principal loja instalada no Santuário é possível comprar pulseiras, anéis, colares, terços, imagens dos mais variados tamanhos, camisas, camisetas, quadros, crucifíxos, escapulários, chaveiros, bonés, livros, velas, presépios, canecas, mochilas, adornos e outros produtos com temas religiosos.




A imagem de São Miguel Arcanjo, é toda em aço inox, e foi colocada em cima de um prédio denominado de "Capela do Santíssimo". A instalação foi concluída no dia 15 de setembro de 2012, duas semanas antes da inauguração do Santuário (29/09/2012).




A imagem tem 19 metros de altura, o prédio também tem cerca de 19 metros. A altura total é de 38 metros e pode ser avistada a quilômetros de distância. De acordo com a Bíblia, São Miguel Arcanjo é o Anjo que simboliza a luta do bem contra o mal. O santuário de Bandeirantes é o terceiro maior do mundo dedicado a São Miguel Arcanjo, mas pode chegar ao primeiro lugar. Atualmente o maior é o Monte Santo Ângelo, na Itália. O segundo é o Mont Saint-Michel na França.




A capacidade interna do santuário é de 4 mil pessoas sentadas. As celebrações com orações por cura e libertação acontecem todo dia 29. Muitas vezes o espaço não é suficiente e é preciso acompanhar pelos telões montados do lado de fora. A praça de alimentação e as lojas atendem de segunda a sexta até às 17 horas. Aos sábados e domingos funciona das 10h às 18 horas.




No outro complexo conhecido como "Gruta de Nosse Senhora de Lurdes", um dos destaques fica para a "Cruz do Santuário". Com 81 metros de altura é a maior do Brasil e a segunda maior do mundo. Equivale a um prédio de 27 andares.




A cruz fica na parte superior da Gruta Nossa Senhora de Lourdes. A cruz e a gruta foram inaugurados em 2017, cinco anos após a inauguração do Santuário.




A gruta é um espaço que foi escavado na pedra e que depois recebeu uma cobertura de concreto. O local possui imagens de Jesus, santos, profetas, apóstolos e anjos apocalípticos.




No interior da gruta a iluminação também é de forma natural. Existem aberturas no teto que permitem a passagem dos raios solares.




A gruta não é natural, mas grande parte foi esculpida na pedra e depois feito um trabalho de simulação. Esse espaço também tem lanchonete e loja de artigos religiosos.




No interior da gruta tem uma mina onde os fiéis bebem água. Durante nossa visita tinha uma concha adaptada a um cabo de vassoura.


[ voltar ]