14/6/2020 - NOVA PRATA DO IGUAÇU -

Nova Prata do Iguaçu: papagaios, festival de calouros em bar....



Nova Prata do Iguaçu é um municipio do Sudoeste do Paraná. Está localizado a 284 quilômetros de Campo Mourão e a 73 km de Francisco Beltrão.




Os primeiros moradores, a maioria do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, começaram a chegar no final dos anos 40. Foi distrito de Francisco Beltrão, Clevelândia e Salto do Lontra. A origem do nome é por causa da grande quantidade de colonizadores oriundos de Nova Prata (RS). Com a criação do município, foi acrescentado o "Iguaçu", por estar perto do rio com esse nome e diferenciar do município gaúcho.




A paróquia Nossa Senhora do Bom Parto pertence a diocese de Francisco Beltrão. Uma grande festa é realizada em janeiro para comemorar a padroeira.

Em Nova Prata do Iguaçu o município organiza o Festibar - Festival de Calouros em Bares. O festival acontece em 10 etapas.




A prefeitura está localizada em um dos pontos mais altos e de frente para toda a cidade. Nova Prata do Iguaçu tem 10.548 habitantes. Em economia está na posição 158 entre os 399 do Paraná. Trinta por cento da cidade tem rede de esgoto. Na agricultura destaque para soja, trigo, milho e feijão e produção de frangos além da criação de bovinos, ovos e leite




A foto acima é do lago municipal, e foi tirada do mirante em ferro construído no local. Nova Prata do Iguaçu tem 2.800 residências, 300 empresas comerciais e 23 indústrias. A média é superior a um automóvel por residência.

ATRAÇÕES - Praia Municipal às margens do Rio Iguaçu. Nessa prainha tem uma pista para "cavalos de pau". Entre os eventos destaques para o campeonato de pesca de tilápia. Tem aínda o Sítio Oliboni com pesque pague, parque infantil e quadras esportivas.

Em Nova Prata do Iguaçu mora o biólogo "Seu Deni", considerado o maior criador de papagaios em cativeiro do Brasil. As aves são reintroduzidas na natureza.

Se for visitar o município e tiver interesse em cachaça artesanal basta visitar o Sítio Pelizari.




Em Nova Prata do Iguaçu está a Usina Hidrelétrica de Salto Caxias (também denominada Governador José Richa). A barragem também serviu de ponte para os veículos. Construída no trecho final do Rio Iguaçu, foi inaugurada no dia 26 de março de 1999. Custou 1 bilhão de reais.




[ voltar ]