15/6/2020 - CÂNDIDO DE ABREU -

Cândido de Abreu: o "Paraíso das Serras"



Cândido de Abreu é uma cidade localizada a 158 quilômetros de Campo Mourão. Pelo Censo de 2010 município tem 16.665 habitantes, mas estaria com 15.018 pela estimativa feita pelo IBGE em 2019. É bom salientar que quase 70 por cento da população mora na área rural. Apenas 14 por cento dos habitantes exercem atividades profissionais com carteira assinada, e a média é de 2 salários mínimos.




Cândido de Abreu utiliza o lema "Paraíso das Serras". Em um dos morros é possível observar a estátua do Cristo. Quando estivemos na cidade em outubro de 2019, o acesso ao local estava em obras e não foi possível chegar até lá. A prefeitura informou que são várias benfeitorias para tornar o local como ponto turístico. O mirante terá área de lazer, lanchonete e sanitários e possibilitará a visão de toda a cidade e das serras que a cercam.




O aniversário de Cândido de Abreu é comemorado no dia 26 de novembro com vários dias de shows, incluindo atrações nacionais, parque de diversões e gastronomia. O festejo acontece na praça da central. Em setembro é realizada a Exposição e Venda de Orquídeas. Um dos orgulhos da cidade é a Banda Municipal (vice campeã de 2019 em concurso nacional). A prefeitura realiza em agosto um festival local de bandas e fanfarras.




Toda a cidade está praticamente concentrada às margens de uma avenida (foto) acima. A via tem cerca de 3 quilômetros e é dividida por uma rotatória. De um lado recebe o nome de Manoel Ribas e do outro é denominada Avenida Paraná. Cândido de Abreu tem agência do Banco do Brasil e uma instituição bancária privada. A cidade tem aproximadamente 2.700 imóveis residenciais (40 por cento com rede de esgoto) e cerca de 300 empresas comerciais.




O maior espaço com agricultura é dedicado a soja (20.500 ha) milho (6.600 ha), trigo (6.000 ha), feijão (4.100 ha). O município também produz diversas frutas. Tem um grande rebanho bovino (101 mil cabeças). Também é produtor de frangos e leite. Conta com entreposto da Coamo Agroindustrial e é sede do Latícinios Dau (produtos Daulat).




A área de Cândido de Abreu, foi fundada em 1847, como "Colônia Tereza". O fundador foi o médico francês, João Maurício Faivre, com apoio da Imperatriz do Brasil, Dona Tereza Cristina. Mais tarde daria origem aos Municípios de Cândido de Abreu e Reserva. O núcleo não vingou. Anos depois, imigrantes poloneses, ucranianos, alemães e alguns brasileiros, se instalaram na mesma região e fundaram a Colônia Cândido de Abreu. O município foi distrito de Reserva até 1954. O nome é homenagem a Cândido Ferreira de Abreu, que ocupou o cargo de Diretor do Serviço de Colonização do Paraná. A Paróquia Senhor Bom Jesus, pertece a Diocese de Guarapuava.




[ voltar ]