9/9/2020 - GUARAPUAVA -

Guarapuava: terceira parte. História e religião



O nome "Guarapuava", significa "lugar em que os lobos fazem barulho". A região foi habitada por centenas de anos pelos índios caingangues. No século 16, europeus se aventuraram pelo local, mas não se fixaram. Apenas no século 18, a coroa portuguesa determinou expedição oficial a fim de colonização. Por ali, em uma localidade conhecida como Palmeirinha, foi construído o Forte Atalaia. Foram vários os confrontos com os índios.




Em 1810, os caingangues perderam a guerra e começou a surgir Guarapuava. O ato oficial ocorreu no dia 9 de dezembro de 1819, através da assinatura de um documento intitulado "Instalação da Freguesia de Nossa Senhora de Belém". Em 17 de julho de 1852, o povoado foi elevado à categoria de vila, na época pertencendo à província de São Paulo. A comarca foi instalada no dia 2 de maio de 1859. Em 12 de abril de 1871 a comunidade foi desmembrada do município de Castro.




A Igreja de Nossa Senhora de Belém, é um marco histórico. Ao redor dela foi surgindo a cidade de Guarapuava. A construção da igreja começou em 1841. Na década de 30, o templo foi ampliado para os fundos. Em 1977, surgiu um movimento para demolição e construção da nova igreja. Mas os pioneiros e familiares protestaram. A moderna igreja foi edificada ao lado (foto acima).




A igreja matriz de Guarapuava em estilo barroco levou 30 anos para ser concluída. O altar-mor foi construído por dois padres vindos de Minas Gerais. A pintura foi feita apenas em 1922. A padroeira é celebrada no dia 2 de fevereiro.




A diocese de Guarapuava é composta por 49 paróquias, das quais 15 na cidade. As demais estão distribuídas pelos decanatos de Pinhão, Pitanga e Laranjeiras do Sul. A Paróquia Santa Terezinha, fundada no dia 14 de fevereiro de 1960, é uma das maiores, e está localizada no Bairro Batel.




Em Guarapuava é grande a quantidade de fiéis do rito ucraniano. Em 1931, a família de Nicolau Denega, foi a primeira ucraniana a fixar moradia na cidade. Os ucranianos praticavam a fé em um espaço de madeira. A igreja só ficou pronta em 1982. No dia 15 de agosto do ano 1994 aconteceu a fundação oficial da Paróquia Assunção de Nossa Senhora.




Guarapuava foi uma cidade a que partir dos anos 60, recebeu muitos sírios e libaneses. A grande presença de muçulmanos fez surgir em 1978, a mesquita "Fátima Azzahra". O templo está localizado no Bairro dos Estados.


Guarapuava 2ª parte: lazer



Guarapuava é conhecida como "Cidade dos Lagos". E não é a toa. São vários lagos espalhados pela cidade que se transformaram em parques e espaços para lazer e diversão. O Rio Jordão é o principal, mas o município também é banhado por outros rios, inclusive o São Francisco que é a nascente principal do Rio Ivaí. Na imagem acima a "Lagoa das Lágrimas".




A Lagoa das Lágrimas está localizada na área central da cidade. Nesse espaço é possível passear de pedalinhos. Tem parquinho para as crianças. Pista de caminhada e equipamentos para ginástica, inclusive para cadeirantes. É permitido passeio de bicicleta ao redor do parque. O nome vem de uma lenda indígena. Uma moça ficou apaixonada por um rapaz de outra tribo. Quando o romance foi descoberto, o rapaz foi morto pela tribo a qual a mulher pertencia. A mulher chorou tanto que formou uma "lagoa de lágrimas".




Outro local de destaque em Guarapuava é o Parque do Lago. E está localizado a menor de 1 quilômetro do "Lago das Lágrimas", próximo ao centro.




O Parque do Lago não fecha. Por isso é possível fazer caminhadas inclusive durante a madrugada. A pista é iluminada. Conta com banheiros, pista de skate, equipamentos para ginástica e parque infantil. As pontes de madeira são destaques.




Visitamos o parque em março de 2020. Os moradores disseram que ele fica ainda mais bonito principalmente em julho com quando as cerejeiras "apresentam suas flores". Geralmente as principais festividades de Natal são realizadas nesse parque. O evento inclui a participação de um coral natalino da cidade que é formado por quase 3 mil crianças.




O que observamos nesse parque é uma quantidade muito grande de crianças e pessoas tomando chimarrão. Ao redor você pode saborear um lanche ou tomar um caldo de cana do "Seu João". Outro detalhe é que a pista de caminhada tem marcação de distância. E percebemos que cada volta tem 4 quilômetros.




Outra área de lazer em Guarapuava é o Parque Municipal das Araucárias. Está localizado na saída para Ponta Grossa/Curitiba, a 5 quilômetros do centro da cidade, porém faz parte da chamada "área nova", um grande empreendimento imobiliário.




Na imagem acima, ao fundo, a área preservada de araucárias. É permitido passeio pelas trilhas. No local funcionam a Secretaria do Meio Ambiente e o Museu de Ciências Naturais. Os visitantes contam com 3 áreas de estacionamento. De uma ponta a outra o parque tem 1 quilômetro e meio. Não é permitida a entrada na área de mata em dias nublados ou chuvosos devido ao risco de raios e quedas de árvores. Por isso infelizmente, pelo menos nessa visita não pudemor entrar.




O Parque Municipal das Araucárias foi criado em 1991. São 76 hectares de florestas, abrigando 23 ha com Araucárias (que sobreviveram aos homens).




Ao redor do Parque das Araucárias, surgiu um grande empreendimento imobiliáriio denominado "Cidade dos Lagos". É um bairro planejado que está se tornando a parte moderna de Guarapuava. São 3 milhões de metros quadrados. São edifícios modernos, tanto comerciais quanto residenciais. E várias instituições estão sendo transferidas para esse local, como veremos logo abaixo.




O primeiro grande investimento nessa nova e moderna área de Guarapuava é a do Shopping Cidade dos Lagos. São 40 mil metros quadrados.




O Shopping tem 60 lojas. Com 3 lojas âncoras e 4 megalojas. Possui 4 salas de cinema, hipermercado, lotérica, parque para crianças e 1.418 vagas de estacionamento. Entre as lojas mais conhecidas estão Macdonalds, Burger King, Hawaians, Marisol, Polishop, Renner, Riachuelo, Valisere, Chopp Brahma, Subway. Mas fica uma dica: vale a pena saborear o "Pastel do Pistola", que é alí mesmo de Guarapuava, e é um dos mais frequentados do Shopping.




Nessa nova área de Guarapuava conhecida por "Cidade dos Lagos", foi inaugurado recentemente o novo Fórum da Comarca. São 14 mil metros de área construída.




Nessa moderna área de Guarapuava estão despontando edifícios modernos. A UTFPR (Universidade Tecnlógica Federal) também passou a fazer parte desse novo espaço. Na imagem o prédio ao fundo na cor laranja. As novas instalações da universidade foram inaguradas em 2014.




Ainda no bairro Cidade dos Lagos está em construção (março/2020), o moderno Hospital do Câncer de Guarapuava.




Com toda a certeza essa nova área urbana de Guarapuava é uma das mais modernas do Brasil. A maioria das pistas são duplas com amplos canteiros, câmeras monitoram o tráfego e para entrar nessa região existem 3 acessos e todos eles possuem uma guarita de segurança que monitora quem entra e quem sai.




E como ninguém é de ferro. Para fechar essa segunda parte de Guarapuava fizemos uma rápida enquete na cidade. Perguntamos qual o melhor local para se tomar um chopp. Ganhou a enquente o estabelecimento chamado Dom Henrique. Está localizado na Avenida Vicente Machado, centro, a uma quadra da Catedral.



Primeira parte: a cidade



Guarapuava está localizada a 206 quilômetros de Campo Mourão. O município tem 181 mil 504 habitantes, dos quais cerca de 15 mil residem na área rural. É a 9ª cidade mais populosa do Estado. A taxa de escolarização de crianças entre 6 e 15 anos é de 97 por cento, o que coloca o município na posição 309 entre os 399 do Paraná. Em economia figura na posição 138. A rede coletora de esgoto abrange 64 por cento da cidade. A arborização é de apenas 44 por cento.




No perímetro urbano, Guarapuava tem 58 mil 484 imóveis residenciais. A cidade tem cerca de 5 mil e 100 empresas comerciais e de prestação de serviços. Outras 323 firmas estavam cadastradas na prefeitura como do setor industrial (final de 2019).


Entre as maiores empresas estão: Santa Maria Papel e Celulose, Cooperativa Agrária do distrito de Entre Rios, Iberkraft (papel e celulose), Pinhopast (indústria de papelão), Prideli (papel), Repinho (madeiras e compensados), Polijuta (embalagens), Chocalates Pietrobon, Refrigerantes Neon, Agrogen (produtos de aves), Dalba (engenharia e empreendimentos) e Erva Mate 81.




Guarapuava tem 13 agências bancárias. São três do Banco do Brasil e duas da Caixa Econômica Federal. A cidade é servida por 3 agências dos Correios, oito emissoras de rádio e dois canais de televisão, sendo um deles da RPC, afiliada da Rede Globo.




O Aeroporto "Tancredo Tomas de Farias" está localizado às margens da BR-277, saída para Cascavel. Tem 1.620 metros de comprimento por 30 metros de largura. No final de 2019, passou a contar com uma linha da empresa Azul, com destino ao Aeroporto de Viracopos em Campinas, mas os voos foram suspensos por causa da pandemia do coronavírus.




O Ginásio Municipal de Esportes "Prefeito Joaquim Prestes, é o maior da cidade". Foi neste ginásio que em 2010, o jogador Robson Rocha, sofreu acidente e faleceu. Ele atuava por uma equipe local e durante uma jogada o pedaço de madeira do piso se soltou e perfurou a perna do atleta provocando forte hemorragia. O ginásio foi interditado e o piso foi substituído.




O Teatro Municipal de Guarapuava é novo. Foi inaugurado em junho de 2018. O que chama a atenção é a fachada toda em vidro.




A obra do Teatro Municipal de Guarapuava custou 5 milhões de reais. A capacidade é para 316 pessoas. A montagem do espaço foi coordenada e acompanhada por uma equipe do Teatro Guaira de Curitiba.




Guarapuava é sede da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unioeste). A instituição foi criada em 1990 com a fusão das faculdades de Guarapuava e Irati. A universidade tem campi em Irati, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis. Conta com 10 mil alunos e 2 mil funcionários. Entre os cursos destaque para jornalismo, publicidade e propaganda, agronomia, farmácia, fonoaudiologia e psicologia. Guarapuava também sedia um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Também atuam na cidade o Centro Universitário Campo Real, Faculdade Guairacá, Faculdade Guarapuava (FAG) e Centro Universitário Ingá (UNINGÁ).




A rodoviária de Guarapuava está localizada no Bairro Bom Sucesso, a dois quilômetros do centro da cidade. Possui caixa eletrônico 24 horas, ar condicionado e portas automáticas. Tem 6 mil metros quadrados de área coberta e foi inaugurada em 1992. Atuam na rodoviaria as empresas Brasil Sul, Catarinense, Kaiowa, Kaissara, Princesa dos Campos, Rápido Federal, Rápido Ribeirão e Real Expresso.




A prefeitura (foto acima), é responsável por 45 escolas de ensino fundamental. O município tem ainda 26 colégios estaduais de ensino médio. Guarapuava possui duas linhas férreas. A América Latina Logística, está em atividade desde 1950 e faz ligação com Ponta Grossa, via Irati. A outra, construída nos anos 90, faz ligação com Cascavel e é denominada de Ferroeste.




Na área militar, Guarapuava sedia o 26º Grupo de Artilharia de Campanha. Conta com unidade da Polícia Federal e é sede do 16º Batalhão da Polícia Militar.




Guarapuava tem boa sinalização de trânsito. Os cruzamentos mais movimentados possuem câmeras, radares e semáforos. Equipes fiscalizam o trânsito. Tem estacionamento rotativo. A cidade peca por falta de placas informativas. Para uma cidade histórica e com quase 190 mil habitantes, é complicado encontrar as principais atrações da cidade. Muitas vezes é preciso ir pelo rumo ou parar e perguntar.

Na área central, por ter grande parte das ruas estreitas, é inevitável ficar parado no semáforo, "até duas trocas para verde".




É preciso também ter cuidado nos cruzamentos. Tem situações como a confusão de faixas mostrada na foto acima. Uma mesma rua deixa de ser preferencial em uma esquina e volta a ser duas ou três quadras depois. Outro cuidado é com soluções "locais". Existem entradas para conversão em alguns canteiros centrais, mas a conversão só é permitida para acessar algumas empresas. Se a fiscalização pegar é multa!!.


Belas colônias e maravilhoso museu



Entre Rios, distrito de Guarapuava é formado por cinco colônias. A distância entra elas é de 3 a 5 quilômetros. Elas formam uma espécie de círculo e são ligadas por rodovia. As colônias são denominadas por Vitória (a maior e principal), Cachoeira, Socorro, Samambaia e Jordãozinho. Cada colônia tem suas igrejas e atividades específicas, mas todas elas giram em torno da Cooperativa Agrária, localizada em Vitória.




Durante a 2ª Guerra Mundial muitos alemães e húngaros deixaram o Sudeste da Europa e foram viver em abrigos de refugiados na Áustria. Uma entidade filantrópica da Suiça organizou um projeto para dar uma alternativa de vida à essas pessoas. Cerca de 500 famílias se inscreveram para a criação de uma cooperativa no Brasil. Com apoio suíço foram comprados 22 mil hectares na hoje conhecida Entre Rios. Assim surgiu a Agrária de Entre Rios, fundada em 1951. Com o fruto do trabalho as famílias pagaram à cooperativa pelas terras recebidas.




Na Colônia Samambaia, a 1ª para quem chega de Guarapuava, está localizada a sede administrativa da Cooperativa Agrária.




Trator Hanomag na praça de Samambaia.




Capela Assunção de Maria em Samambaia.




Igreja Santo Antônio na Colônia Cachoeira.




Cervejaria Huzzé Bier em Cachoeira




Pousada Vollweiter em Cachoeira.




Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Colônia Socorro.




Igreja Coração de Jesus na Colônia Jordãozinho.





Mini shopping na Colônia Vitória. Ao lado tem um grande supermercados.




No mini shopping da Colônia Vitória uma loja especializada em artesanato, lembranças da colônia, copos de chopp com variados formatos e até suco de uva natural. O local também tem restaurante.




Na Colônia Vitória, o Hospital Semmelweis é mantido com recursos da cooperativa AGRÁRIA. Conta com pronto socorro e clínicas médicas.




Jardim de Infância na Colônia Vitória.




Fundação Cultural Suábio Brasileira (Colônia Vitória). No local vários espaços culturais como museu da imigração e rádio 99,7 FM. (imagens do museu, logo abaixo)




Paróquia São Miguel Arcajo da Colônia Vitória.




Paróquia São Miguel Arcajo da Colônia Vitória.


Museu de Entre Rios



Na Colônia Vitória foi instalada uma grande fundação. É composta por auditório, centro de jovens, rádio comunitária com programas em língua alemã e o grande destaque que é o museu.




O Museu Histórico foi inaugurado em 2012. Trata-se de um dos mais modernos museus do Paraná.




Com acervo variado, o museu retrata a trajetória dos pioneiros de Entre Rios. Os fatos são registrados em fotos, vídeos e peças da época.




O local já foi visitado por pessoas de 30 países. E pelos registros (na saída é assinado um livro) a Fundação recebeu visitantes de 17 cooperativas e cidades de 20 estados brasileiros.




O Museu a exemplo do hospital de Entre Rios tem participação importante da Cooperativa Agrária.




As visitas são gratuítas.






















[ voltar ]