2/11/2020 - BRAGANEY -

Braganey: nome invertido e Santuário de Nossa Senhora da Salette



Braganey está localizada a 176 quilômetros de Campo Mourão e integra a região de Cascavel. Quem nasce lá é denominado de "braganense". O nome é uma homenagem ao ex-governador Ney Aminthas de Barros Braga. Na época da definição, Ney Braga, era vivo, e pela lei esse tipo de homenagem só é permitida a pessoas falecidas. Por isso ficou "Braga...Ney".




Pelo censo de 2010, Braganey tem 5.735 habitantes, mas pela estimativa de 2020, está com 5.382. A taxa de escolarização das crianças de 6 a 14 anos é de 98 por cento. Em PIB per capita ocupa a posição 175 entre os 399 municípios brasileiros. Apenas 6 por cento da cidade tem rede coletora de esgoto.




O aniversário de Braganey é comemorado no dia 3 de maio. A prefeitura organiza a festa no Lago Municipal. Geralmente é cortado um bolo. O tamanho do bolo é em metros de acordo com a quantidade de anos que o município está completando. Também acontece a Expobraga com shows, rodeios e eventos para as crianças. A famosa Esquadrilha da Fumaça já se apresentou na cidade. Na praça principal são realizadas as festas de Natal e virada de ano.




Logo na entrada da cidade, após o portal, os visitantes são contemplados com o belo Lago Municipal Vereador Vicente Perinazzo. Só notamos a ausência de bancos, mas é muito bom descansar sentado embaixo de uma árvore.




O Lago Municipal é um ótimo local para caminhadas. São quase 4 quilômetros de pista. Todo o trecho tem iluminação. No meio do parque fica o Centro de Eventos, onde acontece a maior parte das festividades de aniversário do município.




Braganey não tem agências da Caixa ou Banco do Brasil, mas possui um banco do sistema cooperativo. Também não tem emissoras de rádio. A cidade conta com cerca de 160 empresas comerciais e de prestação de serviços e outras 15 consideradas como do setor industrial.




A principal via é a Avenida Bossolan. É o prolongamento da rodovia que dá acesso à Braganey. Nessa rodovia, a menos de 1 quilômetro para entrar na cidade, você passa por uma comunidade que também tem nome de ex-governador. Chama-se Gleba Munhoz da Rocha. Braganey tem 1.500 imóveis residenciais na área urbana e cerca de 500 na zona rural.

Na comunidade de Longuinópolis, funciona o Instituto Educacional Pastor Manoel Soares. O colégio em meio a natureza e perto de cachoeira é mantido pela Igreja Adventista. Atua em regime de internato oferecendo o ensino fundamental II e ensino médio.




Ao contrário da maioria das pequenas cidades, a igreja matriz não está localizada na praça central. Na praça "Padre Paulo" em Braganey tem parque para as crianças, concha acústica e o Cras (Centro de Referência e Assistencia Social). No local também são comercializados produtos da agroindústria familiar e realizadas as festividades de Natal e Ano Novo. "Padre Paulo", nome da praça, é uma homenagem a um padre que estava a apenas 5 meses na cidade e morreu vítima de acidente de trânsito em 1997.




Braganey abriga o Santuário de Nossa Senhora da Salette. O monumento tem 14 metros de altura. É a maior imagem da Santa aqui no Brasil. A igreja foi elevada à condição de Santuário em 2008 e recebe muitos fiéis de todo o Paraná, com festividades e peregrinação no mês de setembro. Em maio é realizada a Festa da Colheita, com churrasco, galeto e chopp. Você pode comprar o barril com 30 litros para levar à mesa.




As festividades religiosas ou não contam com uma grande estrutura de churrasqueiras. Na agricultura o grande destaque de Braganey é com a soja. A cultura ocupa 19.230 hectares. O milho é plantado em 9.100 ha e o trigo ocupa 8 mil hectares. O rebanho bovino é de 20 mil cabeças. Muitos produtores também se dedicam a criação de frangos.



[ voltar ]