25/11/2020 - ARIRANHA DO IVAÍ -

Ariranha do Ivaí: um dos municípios mais novos do Paraná



Ariranha do Ivaí é uma cidade localizada na região de Ivaiporã, a 147 quilômetros de Campo Mourão. No Censo realizado em 2010, o município estava com 2.453 moradores, porém a estimativa feita em 2020, reduz a quantidade de habitantes para 2.066, dos quais mais de 1.200 moram na área rural.




Um dos destaques em Ariranha do Ivaí é o índice de 99,4 por cento de escolarização das crianças de 6 a 14 anos, o que coloca o município entre os 33 melhores do Paraná. A foto acima é da Escola Municipal "Demétrio Verenka". Em PIB per capita ocupa a posição 106. Só 4 por cento da cidade tem rede de esgoto.




A área urbana de Ariranha do Ivaí tem cerca de 570 imóveis residenciais. De acordo com cadastro da prefeitura, o município possui 55 empresas comerciais e de prestação de serviços além de 7 indústrias. Conta com uma agência bancária do sistema cooperativo. Possui uma unidade da Apae. Não tem emissora de rádio.




A parte urbana de Ariranha do Ivaí, é uma das menores do Paraná, com certa de 1 quilômetro de comprimento por 500 metros de largura, onde residem cerca de 1.200 pessoas. A área central mistura antigos imóveis de madeira com prédios mais modernos.




As principais ruas da cidade têm nomes de cidades do Paraná. A via central é a Rua Londrina e a segunda mais movimentada é a Rua Pitanga. Uma rua que foge desse padrão é a "Miguel Verenka", cuja família considerada pioneira, chegou ao local nos anos 40.




O aniversário de Ariranha do Ivai é comemorado no dia 21 de dezembro. Os eventos acontecem junto com as festividades natalinas e por isso, a prefeitura distribui kits de brinquedos para crianças cadastradas. Também acontecem apresentações de cantores locais e da região.




O principal espaço público de lazer em Ariranha do Ivaí é a praça (foto acima), localizada a 100 metros da igreja matriz, na Rua Ibiporã. Às margens da rodovia, a 500 metros da entrada da cidade, tem o Parque Aquático São Gabriel (pago). A área é dotada de toboágua, ski lona, piscina quente e fria.




Para chegar a Ariranha do Ivaí é preciso sair da PR 466 que liga Manoel Ribas a Ivaiporã e percorrer cerca de 13 quilômetros por uma estrada estreita com muito "sobe e desce" e cheia de curvas. Trecho muito perigoso com vários acidentes fatais.




O nome do município vem de um ribeirão batizado pelo pioneiros como "Ariranha", devido a grande presença desses animais. Ariranha é um mamífero da mesma família das lontras. Vive fora e dentro da água. Na agricultura o destaque do município é com plantio da soja com 13 mil hectares. O trigo ocupa 10 mil ha e o milho 1.800 ha.




Ariranha do Ivaí surgiu praticamente junto com a colonização de Ivaiporã, pela Companhia Ubá, entre os anos 40 e 60. A localidade era chamada de Arroio Bonito da Fazenda Ubá. Mais tarde passou a se chamar Ariranha. Desmembrado de Ivaporã, elegeu o primeiro prefeito em 1996. A Paroquia Nossa Senhora do Rosário, foi criada e instalada em 1976 e pertence a diocese de Apucarana.


[ voltar ]