1/12/2020 - IGUATU -

Iguatu: terra da "Água Boa"



Iguatu é uma cidade localizada a 141 quilômetros de Campo Mourão. Nessa distância é preciso trafegar por um trecho de estrada de chão com 11 quilômetros, a partir de Anahy. Se preferir pelo asfalto, tem que passar por Corbélia e Braganey, o que aumenta a viagem para 187 quilômetros. Fizemos os dois trechos e compensa ir pela estrada de chão, porque é bem conservada. Pelo Censo do IBGE realizado em 2010, Iguatu estava com 2.234 habitantes e pela estimativa de 2020 tem 2.253 moradores. Está entre os 7 menores municípios do Paraná (392º).




Em Iguatu, as quadras da área central são grandes, acima dos 240 metros de comprimento por 80 de largura, e cada uma delas tem um formato diferenciado, ou seja não são exatamente retangulares ou quadradas. Isso faz com que apenas a avenida principal seja em linha reta. A taxa de escolarização no município é de 97,7 por cento. Apenas 2 por cento da cidade tem rede coletora de esgoto.




A principal avenida de Iguatu e a "Sete de Setembro". Iguatu é uma palavra indígena de origem Tupi, que significa "Água Boa". O nome dado pelos colonizadores se deve a boa qualidade das águas. Existe uma água mineral com o nome Iguatu, mas a empresa é de Palmas em Tocantins. No Ceará também tem uma cidade com o nome de Iguatu que conta atualmente com 103 mil habitantes.




Na área urbana Iguatu conta com cerca de 600 imóveis residenciais. Na prefeitura 55 empresas estão cadastradas como comerciais e de prestação de serviços e outras 10 como industriais. A cidade conta com um banco pelo sistema cooperativo, mas oferece vários serviços da Caixa, através da Lotérica.




A prefeitura de Iguatu está localizada fora da área central, em meio a uma área verde na saída para Anahy. Várias pessoas vão até o município para conhecer as "Cataratas do Iguatu" (parece com Cataratas do Iguaçu). As cachoeiras estão localizadas em uma propriedade particular a 8 quilômetros da cidade, mas pode ser visitada. Tem gente que vai lá para nadar e até para acampar.




A praça de Iguatu é bem arborizada, tem chafariz e brinquedos para as crianças. O aniversário do município é comemorado no dia 10 de novembro. Geralmente os festejos acontecem na praça ou em frente dela e incluem eventos de motocicletas, shows, torneio de futebol suiço e porco no rolete. O prato é servido no Estádio Municipal.




Em PIB per capita, Iguatu está na posição 241 entre os 399 municípios brasileiros, ou seja: Iguatu é mais rica que 150 cidades com população maior. O plantio de soja ocupa 3.660 hectares. A área com milho é de 3.000 ha. Outros 600 hectares são de trigo e 300 de fumo. O rebanho bovino é de 7.604 cabeças. Destaque também para a produção de frangos. Conta com unidade da Coopavel.




Iguatu começou a se formar nos anos 50 com o nome de Jaborandi. Os pioneiros foram atraídos pela grande quantidade de madeira. Em 1974 foi elevado como distrito de Corbélia. Virou município em 1990. O primeiro prefeito foi eleito em 1992, e tomou posse em janeiro de 1993. O prédio da Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi construído no mesmo local da primeira igreja de madeira, mas não seguiu o modelo antigo. Nos fundos da igreja tem uma grande reserva florestal.


[ voltar ]