6/2/2021 - RIO BOM -

Rio Bom: município foi emancipado duas vezes



A cidade de Rio Bom está localizada na região de Apucarana, a 198 quilômetros de Campo Mourão. O único acesso por asfalto é pela Rodovia do Café, BR-376, até Marilândia do Sul. De Marilândia do Sul à Rio Bom são apenas 10 quilômetros, mas o trecho asfaltado e sem acostamento é cheio de curvas e desvios que praticamente dobram a distância. Pelo Censo do IBGE realizado em 2010, Rio Bom tinha 3.334 habitantes, porém na estimativa de 2020 caiu para 3.182. Apenas 1 por cento da cidade tem rede de esgoto.




A principal avenida de Rio Bom leva o nome de "Avenida Rio Grande do Sul". É o prolongamento da PR-539, única rodovia asfaltada de acesso à cidade. Uma das curiosidades dessa avenida, de quase um quilômetro, é que apesar de ser a mais importante, e cortar o centro da cidade, não existe espaço para estacionamento no canteiro central, como ocorre na maioria das cidades paranaenses. Quem nasce ou mora no município é denominado de "Rio-bonense".




Recentemente a cadeia foi desativada e por isso ninguém mais fica preso em Rio Bom. Quem pratica algum crime é encaminhado para Marilândia do Sul ou Apucarana. Na área urbana são 970 imóveis residenciais. O município possui cerca de 100 empresas comerciais e de prestação de serviços e 27 indústrias. Uma das indústrias é dedicada a preparar tripas para a fabricação de linguiça e embutidos e outras produzem confecções pelo sistema de facção. Tem uma agência bancária pelo sistema cooperativo e uma emissora de rádio comunitária.




O aniversário de Rio Bom é comemorado no dia 28 de abril. Mas tem um detalhe: tem ano que por causa das dificuldades financeiras dos cofres municipais os festejos não são realizados. Quando tem, uma das atrações é a Festa do Churrasco no Espeto de Bambu. É montada praça de alimentação, parque de diversões, escolha da rainha da festa, e a população se diverte com shows sem o pagamento de ingressos.




Um dos pontos de encontro em Rio Bom é o calçadão em frente a Igreja Matriz. É onde também acontecem as festas do município. A estrutura que enfeita o local também pode ser usada como cobertura de emergêcia em caso de chuva durante a realização de algum evento e em dezembro recebe decoração natalina. A cidade ainda conta com um pequeno lago e pista de caminhada.




A praça da igreja matriz denominada "Heinrich Schellworth", pioneiro do município, é servida de brinquedos para as crianças e equipamentos de ginástica para os adultos. Muitos moradores de Rio Bom aproveitam o período de calor e percorrem 8 quilômetros do centro da cidade até a comunidade "Bairro Molina", onde tem a pequena cachoeira do "Rio Bom". O salto está localizado em propriedade particular.




Rio Bom tem uma escola de ensino profissionalizante com a maioria das aulas sendo ofertadas pelo sistema à distância. Na área de esportes o município realiza o Campeonato Municipal de Futsal Masculino e Feminino. Também em Rio Bom acontecem etapas do Paranaense de Kartcross. Em setembro acontece a chamada Cavalgada Cultural com percurso de 12 quilômetros que e é finalizada com almoço.




Em todo o mundo muita gente reclamou que por causa do coronavírus vários eventos foram suspensos ou cancelados. Mas a população de Rio Bom já passou por isso e não foi por causa da Covid. No começo de 2015, a prefeitura decidiu cancelar todos os eventos culturais, esportivos e aglomerações em razão de uma epidemia de dengue.




Na agricultura, a principal lavoura de Rio Bom é a da soja com 6.200 hectares. Em seguida aparece a cultura do trigo com 3.550 ha e o milho com 2.500 ha. O município também tem plantações de café, fumo, aveia e frutas com destaque para 63 hectares de banana. É grande a produção de frangos. O rebanho bovino é de 15 mil cabeças.




A emancipação de Rio Bom foi meio complicada. A localidade começou a surgir em 1945 por iniciativa da Colonizadora "Rio Bom". Atraídos pela possibilidade de grandes ganhos com o plantio de café, mineiros, gaúchos, paulistas e famílias de origem italiana e portuguesa compraram áreas de terra e fixaram moradias. Em 1948, passou a ser distrito de Apucarana e logo depois em 1951, foi criado o município. O problema é que em 1952, o então distrito de Marilândia do Sul também foi emancipado de Apucarana, e Rio Bom voltou a ser distrito, agora desse novo município, bem próximo e com população maior. A polêmica foi geral, e em 1964, Rio Bom novamente é emancipado.




Nos anos 70, Rio Bom, tinha cerca de 12 mil moradores. A "geada negra" que dizimou os cafezais no Paraná, fez com que muitas famílias deixassem o local. Entre 1975 e 1990, o município perdeu cerca de 70 por cento da população.




A Paróquia Nossa Senhora Aparecida pertence a Diocese de Apucarana. Foi instalada em fevereiro de 1967. É em frente da igreja, onde estão as manilhas brancas (foto acima), que são montados os palcos para shows realizados na cidade.


[ voltar ]