26/2/2021 - BORRAZÓPOLIS -

Borrazópolis: esculturas que chamam a atenção do Brasil



Borrazópolis é uma cidade localizada a 141 quilômetros de Campo Mourão e que integra a região de Apucarana. Quem nasce ou mora na localidade é denominado de "borrazopolitano". O nome do município é uma homenagem ao pioneiro Francisco José "Borraz". A área onde está Borrazópolis era uma grande gleba e pessoas do dinheiro queriam comprar tudo para investir no plantio do café, mas Borraz era contra e defendeu o loteamento em vários imóveis possibilitando que mais pessoas pudessem investir na comunidade. Então ele mesmo comprou a gleba e fez a divisão. Mais tarde foi considerado como fundador do município. Seu sobrenome "Borraz" foi acrescido de "pólis", que em grego significa "cidade".




A principal avenida de Borrazópolis é prolongamento da PR-170. No sentido Norte vai para Kaloré e no sentido Sul o destino é Cruzmaltina. Essa via corta toda a cidade, e até a Praça da República onde tem uma rotatória, possui dois nomes: Gabriel Seidel e Brasil. A partir da rotatória vem outras curiosidades urbanas que comentaremos mais abaixo. Pelo censo realizado em 2010, Borrazópolis tinha 7.878 moradores (2.069 na área rural). Pela estimativa feita em 2020, caiu para 6.439 habitantes. A taxa de alfabetização de crianças de 6 a 14 anos é de 99 por cento. Em PIB per capita o município ocupa a posição 159 entre os 399 do Paraná. Apenas 14 por cento da cidade conta com rede de esgoto.




Na imagem acima está a rotatória que fizemos menção no texto anterior. Dois fatos chamam a atenção. Primeiro o monumento e depois o próprio cruzamento. Como grande parte da cidade incluindo o centro foi projetado em forma de "leque" nesse contorno desembocam 6 ruas e avenidas, incluindo o trecho de rodovia. Se o projeto fosse feito hoje dificilmente isso aconteceria, pois acaba concentrando todo o fluxo de veículos tornando o local perigoso. Tivemos que esperar o tráfego, principalmente de caminhões, diminuir para fazer a foto.




O monumento da rotatória, ou Monumento dos Pioneiros, fica perto da Praça da República. O memorial tem 5 faces. Cada lado representa um período agrícola da história do município. A obra é do artista plástico Roverson Tales Tureck, que nasceu e mora na cidade e tem a empresa "Tureck Artes". O monumento levou um ano e meio para ficar pronto. Roverson tem outras obras em cimento pela cidade (veremos abaixo) e também por outros municípios do Paraná e do Brasil. Um fato lembrado por moradores é que no dia 22 de maio de 1992, a cidade foi destruída por uma tempestade cujos ventos atingiram mais de 100 quilômetros por hora. Vários imóveis incluindo a rodoviária desabaram. Doze pessoas morreram.




Na área urbana Borrazópolis tem cerca de 2.800 imóveis residenciais. No comércio e prestação de serviços são 270 empresas cadastradas na prefeitura. No setor industrial são 31 estabelecimentos. Conta com duas agências bancárias incluindo o Banco do Brasil. Possui duas emissoras de rádio. No setor educacional é servida por um polo da Unicesumar. Uma das principais empresas de Borrazópolis é a Doces Rural Caseiro que exporta 40 produtos para todo o Brasil. É uma industria que nasceu na cidade através de uma família que produzia doces artesanais em Ortigueira.




No centro de Borrazópolis, é possível passar de automóvel por baixo da Secretaria Municipal de Educação. Ao redor dessa pista tem a Praça da República um dos pontos de encontro da população. O local possui lanchonetes, brinquedos para crianças e equipamentos de ginástica destinados à terceira idade. Duas vezes por semana a praça recebe a Feira do Produtor. A praça é no formato de um triângulo e alí acontecem vários dos principais eventos da cidade e tem ponto de táxi.




Mais uma escultura em cimento do artista Roverson Tureck. Agora no Lago Municipal, localizado a 600 metros da Praça da República. A obra é de uma mulher segurando alguns bebês e outras ao redor. Trata-se de uma homenagem a Dona Bronislava que nos anos 60 fazia os partos no município. O local onde está o lago pertenceu a família dela. O parque conta com pista de caminhada e áreas de recreação. Dependendo da época a prefeitura libera a pesca para os moradores. A 10 quilômetros do centro de Borrazópolis, às margens do Rio Ivaí, tem o Resort Solar Águas do Ivaí. É um local pago de descanso e lazer que inclui trilhas, caiaque com instrutor, esportes de mesa, quadras de tênis e voley, sauna e passeios à cavalo.




O prédio da prefeitura de Borrazópolis no coração da cidade é bem simples e para quem é de fora, como no nosso caso, se não prestar bem atenção passa "batido". O aniversário do município é comemorado no dia 14 de dezembro. Os festejos com shows nacionais acontecem na Praça da República. No local são instalados parque de diversões e praça de alimentação. Também é comum na cidade que os descendentes de poloneses façam festa em homenagem aos pioneiros.




Na Biblioteca Cidadã de Borrazópolis também tem obra do artista plátisco Roverson Tureck. A principal atividade agrícola do município é a soja com área de 14 mil hectares. Trigo com 7.200 ha. Milho 5.000 ha. Feijão 130 ha. O café é plantado em 100 hectares. O rebanho bovino é estimado em 14 mil cabeças. Também é grande a produção de frangos. A cidade conta com uma unidade da Cocari.




Na entrada do cemitério municipal e da capela mortuária destaque para o Cristo Redendor. Moradores contam que no final dos anos 70, o então prefeito Ildefonso Fiho fez uma viagem ao Rio de Janeiro e ficou maravilhado com o Cristo no Morro do Corcovado. Decidiu construir um na sua cidade com 16 metros de altura. A obra ficou pronta no começo dos anos 80 e passou por várias restaurações.




A Paróquia Imaculada Conceição de Borrazópolis pertence a Diocese de Apucarana. Ao contrário da maioria das praças paranaenses que circundam as principais igrejas, a de Borrazopólis não tem gramado (tem bem pouquinho nos cantos) e não tem árvores (???!!!). São cerca de 1.600 metros quadrados de puro piso. Até 1951, Borrazópolis foi distrito de Apucarana. A instalação do município aconteceu em 14 de dezembro de 1952. Ficou conhecida no auge do café como "Rainha dos Cafezais".


[ voltar ]