13/3/2021 - SAPOPEMA -

Sapopema: De belezas naturais, surgiu com a obra de uma estrada



A cidade de Sapopema está situada no Norte Pioneiro do Paraná, às margens da PR-090 (Estrada do Cerne) a 310 quilômetros de Campo Mourão. O nome é uma relação com a árvore "Sapopema", rara no Estado, mas encontrada por ali na época em que chegaram os primeiros moradores. Quem nasce ou mora lá é intitulado "sapopenense".




O coreto na praça da matriz de Sapopema está em um nível bem mais elevado em relação ao calçamento. Isso facilita a visualização das apresentações. O município tem 6 mil 736 habitantes, dos quais 3.184, quase a metade, vive na área rural. A taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 97 por cento. Em PIB per capita ocupa a posição 386 entre os 399 municípios do Paraná. Metade da cidade é servida pela rede coletora de esgoto.




A rodoviária de Sapopema é bem conservada e possui lanchonete e sanitários. Muita gente viaja até Sapopema para aproveitar a exuberante beleza da área rural do município. São várias cachoeiras, algumas com mais de 40 metros, uma grande quantidade de pousadas do meio da natureza. Entre os locais mais visitados estão: Salto das Orquídeas onde é comum as pessoas acamparem; Estância Serrana; Pousada Recanto do Lago; Sítio São Vicente; Pico Agudo; Casa de Pedra; Restaurante Serra Das Nuvens entre outros. SE VOCÊ GOSTA DE AVENTURA E NATUREZA VALE A PENA PESQUISAR SOBRE OS LOCAIS.




A principal avenida de Sapopema é a Manoel Ribas. As pistas não estão na mesma altura. Em alguns trechos o desnível é ainda maior. Na área urbana são 1.834 imóveis residenciais. O município reúne 116 empresas comerciais e prestadoras de serviços, além de 43 indústrias. Tem uma instituição bancária privada. Não tem emissora de rádio. No setor industrial destaque para as cerâmicas, laticínios e serrarias. O rebanho bovino é de 60 mil cabeças. A lavoura mais cultivada é a do trigo 4.500 hectares. A soja é plantada em 2.900 ha, café 160 ha e o feijão em 30 hectares.




O aniversário de Sapopema é comemorado no dia 22 de setembro. A prefeitura promove a tradicional Festa das Regiões Brasileiras. A festa acontece na praça da matriz com comidas típicas de todas as regiões do Brasil e o respectivo folclore. Ainda nos festejos tem desfile, shows, bingo, festival de música sertaneja e cavalgada promovida pelo CTG.




Na área central de Sapopema tem um amplo parque de diversões para as crianças. No dia da nossa visita estava fechado devido a pandemia, mas os moradores contaram que aos finais de semana o local fica lotado.




Ainda na nossa visita a Sapopema, fomos conhecer o futuro Parque do Lago da cidade. A obra do governo estadual em parceria com o município deveria estar pronta em janeiro de 2021, mas em março quando passamos por lá, ainda permanecia incompleta. A pista de caminhada estava concluída e algumas pessoas passeavam por ela.




O esporte mais praticado em Sapopema é o futebol. O Estádio "Calixto Jorge Abrão" é palco de várias competições envolvendo jogadores de todas as categorias e por isso o município sempre se destaca nos Jogos Escolares e Jogos Abertos. Na cidade tem a Copa Municipal de Futebol.




A Paróquia Santa Ana pertence a Diocese de Cornélio Procópio e foi instalada em outubro de 1975. O núcleo urbano de Sapopema começou a surgir em 1936 com um povoado dos operários que trabalhavam na abertura da Estrada do Cerne. A Estrada do Cerne foi construída no governo de Manoel Ribas (1932/1945), como ligação entre o Norte Pioneiro e Curitiba para facilitar as exportações de café pelo porto de Paranaguá. Em 1985, um grande trajeto da estrada ainda não tinha asfalto. Foi no governo de José Richa que o restante do trecho recebeu a pavimentação.




A história relata que um engenheiro que trabalhava na abertura da Estrada do Cerne, resolveu transformar o povoado em uma vila e construiu uma casa ao lado de uma árvore chamada Sapopema. A comunidade que era conhecida por "Pito Aceso" passou a ser conhecida como Sapopema. Com o crescimento virou distrito de Curiúva e depois de São Jerônimo da Serra. Emancipado, o munícipio foi instalado em outubro de 1961.

[ voltar ]