18/3/2021 - ENTRE RIOS DO OESTE -

Entre Rios do Oeste: município pequeno com economia gigante



Um local onde o telefônico público é a "barriga do peixe". Entre Rios do Oeste é uma cidade localizada na região de Toledo a 259 quilômetros de Campo Mourão. O Rio Paraná é quem separa o município do vizinho Paraguai. Por causa da posição geográfica grande parte do território é banhado pela represa de Itaipú. É um lugar turístico que atrai principalmente os amantes da pesca e da natureza. Quem nasce ou mora lá é denominado de entreriense.




Com Câmara dos Vereadores em estilo alemão, Entre Rios do Oeste é uma cidade "quadriculada" com ruas e avenidas retas. Trata-se de um município pequeno, cuja população vem aumentando. No Censo realizado em 2010, eram 3.926 habitantes, dos quais 1.284 estavam na área rural. Na estimativa do IBGE realizada em 2020, passou para 4.596 moradores. A cidade é uma das 53 do Paraná onde o abastecimento de água é feito pela prefeitura e não pela Sanepar.




As praças são bem arborizadas. A taxa de escolarização das crianças de 6 a 14 anos é de 100 por cento. O índice coloca Entre Rios do Oeste em 1º entre os 399 do Paraná. O PIB per capita é o 34º do Estado, superando inclusive as cidades próximas como Toledo, Cascavel e Marechal Cândido Rondon. Se de um lado tem números favoráveis, de outro fica devendo em saneamento básico. Apenas 15 por cento da cidade tem rede coletora de esgoto.




A principal via de Entre Rios do Oeste é a Rua Tocantins, prolongamento da PR-495. Em uma ponta é saída para Toledo ou Santa Helena e na outra é via de acesso a Pato Bragado. Na área urbana são 1.350 imóveis residenciais. O município tem 135 empresas comerciais ou de prestação de serviços e 48 industrias. Não tem Caixa Econômica Federal, mas conta com o Banco do Brasil. Não possui rádio tradicional, mas na cidade opera uma emissora comunitária.

Entre Rios do Oeste tem dois parques industriais. Entre as principais empresas estão a Indústria de Rações da Copagril e a Heidel que fabrica tanques de expansão para leite, ordenhadeiras e aquecedor solar. Conta ainda com cerâmicas, artefatos de cimento, indústrias de móveis, carrocerias, cortinas e roupas de cama.




A dois quilômetros do centro de Entre Rios está o local mais visitado do município. É o Parque de Lazer também conhecido por "Prainha". Quando visitamos o local (novembro-2020), o parque estava sendo administrado pela iniciativa privada com cobrança de ingresso. O parque tem espaço para camping, restaurante, quadras esportivas e o lago formado pela represa de Itaipú. Outro espaço é a Base Náutica a 8 quilômetros do centro com atracadouro, garagem náutica, campig e estacionamento.




O Parque de Lazer ou "Prainha tem cerca de 80.000 metros quadrados. Possui sanitários, chuveiros, churrasqueiras, bancos e até condições para lavar louças e roupas. É permitida a entrada de automóveis, pois tem uma grande área de estacionamento. Alguns shows também são realizados no local. Ainda no município tem o Rio São Francisco onde é possível praticar canoagem em meio as corredeiras como o rafting.




O aniversário de Entre Rios do Oeste é comemorado em 18 de junho. Na programação acontece a ExpoRios, o Festival da Carne de Porco e Café Colonial. Outros eventos da cidade: Miss Entre Rios, Festival da Canção, Passeio Ciclístico do Dia dos Pais, Desfile de 7 de Setembro, Festival de Pesca, Jogos da Natureza, Recital de Música e festejos natalinos e de final de ano.



Entre Rios do Oeste ganhou em 2019 uma Central Central Termelétrica (Biogás), que gera energia elétrica a partir dos dejetos da suinocultura. Foi uma parceria entre o município e órgãos governamentais. Com quase 160 mil suínos os dejetos por dia somam mais de 230 mil quilos. A energia elétrica é utilizada por agricultores, empresas e até prédios mantidos pela prefeitura. Os produtores são remunerados pelo biogás produzido.




No esporte Entre Rios do Oeste se destaca no Handebol. O município organiza campeonatos de sinuca, handebol, futebol de campo, futsal (masculino e feminino) e suiço. Tem ainda campeonato de bolão.




Na agropecuária o grande destaque de Entre Rio do Oeste é a criação de suínos. O rebanho bovino é estimado em 6 mil cabeças. Também é grande a produção de aves. No setor agrícola a soja ocupa 4.950 hectares, milho 5.050 ha e trigo 200 hectares. Os produtores contam com a Copagril, cooperativa com sede em Marechal Cândido Rondon e que foi fundada em 1970. Uma vez por ano acontece o Concurso de Hortas Caseiras.




O município de Entre Rio do Oeste começou a surgir no final dos anos 50 através da colonizadora "Madeireira Rio Paraná" mais conhecida por Maripa. É a mesma empresa que fundou cidades como Toledo e Marechal Cândido Rondon. Foi emancipada de Marechal Rondon em 1990. Elegeu o primeiro prefeito em outubro de 1992. Enquanto distrito era apenas Entre Rios. Com a emancipação acrescentou o "Oeste" para se diferenciar de outras localidades com o mesmo nome. A Paróquia Cristo Rei pertence a Diocese de Toledo.

[ voltar ]