11/4/2021 - IVAIPORÃ -

Ivaiporã: a cidade das praças internacionais



Ivaiporã é uma cidade localizada a 126 quilômetros de Campo Mourão. No trevo tem um pinheiro em destaque. É uma amostra, pois os pinheiros que existiam por lá, praticamente foram dizimados durante a colonização. Mas nem tudo foi perdido. Na comunidade conhecida por "Bairro Sabugueiro" existe uma propriedade de 5 alqueires que preserva cerca de 300 pinheiros. Isso graças ao amor que um agricultor tem por esse tipo de árvore.




Ivaiporã é sede de microrregião abrangendo os municípios de Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cândido de Abreu, Godoy Moreira, Grandes Rios, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, Manoel Ribas, Nova Tebas, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí. Pelo censo do IBGE realizado em 2010, Ivaiporã tinha 31.816 moradores dos quais, 4.378 na zona rural. Hoje na estimativa do IBGE tem 31.935 moradores. Só que aparenta ter mais. Quem nasceu ou mora no municípo é denominado de "ivaiporãnense".




Das grandes e principais avenidas, apenas duas são em linha reta, as demais têm seus trajetos em curva, mas todas as vias centrais acabam no formato de retorno; tipo "meia rotatória gigante". Explicando melhor: se o motorista decidir seguir pela mesma via ele não sai da área central. Quando percebe está voltando para o centro, só que por outra avenida. É um negócio bem bolado, já que Ivaiporã foi planejada, mas cria muitos pontos de conflito principalmente na parte curvada. Quem mora nos bairros precisa entrar nelas para chegar ao centro. E tem uma rotatórias dessas, que recebe o tráfego de 14 ruas vindas dos bairros. Isso acaba concentrando os veículos em poucos trechos. Fora isso, tem uma rotatória bem no centro da cidade onde desafogam 16 ruas e avenidas. É muito veículo e motocicleta seguindo para o mesmo trecho.




A informação que tivemos de um empresário em Ivaiporã, é que muitos consideram o trânsito da cidade confuso, principalmente quem é de fora. Segundo ele a frota de veículos tem crescido muito nos últimos anos e é preciso reformular o sistema viário da cidade. O comerciante contou que são muitos acidentes principalmente com bicicletas, pois faltam faixas exclusivas para os ciclistas. Ele entende que falta organização no trânsito de Ivaiporã.




Por ser uma cidade-polo, Ivaiporã, conta com várias filiais de empresas nacionais. No total são 1.370 empresas comerciais e de prestação de serviços. Outras 119 são consideradas como do setor industrial. Tem agencias da Caixa e Banco do Brasil. Possui duas emissoras de rádio e um canal de televisão "TV Humaitá". Pertence a uma rede com sede em Guarapuava e com outra estação em Pato Branco.




Ivaiporã tem cerca de 12 mil imóveis residenciais na área urbana e 1.200 na zona rural. Em PIB per capita ocupa a posição 241 entre os 399 do Paraná. A rede coletora de esgoto beneficia 21 por cento da cidade. A taxa de escolaridade de crianças entre 6 e 14 anos é de 98 por cento.




Em Ivaiporã o terminal de ônibus urbano é pertinho da rodoviária. Um dos destinos é Vila de Furnas. Situada a dois quilômetros do centro, é uma área residencial criada para abrigar os funcionários de Furnas Centrais Elétricas. Tem um pequeno lago com área verde e serve de área de lazer da população. Furnas Centrais Elétricas é uma empresa de economia mista. Surgiu nos anos 50 com o objetivo de evitar o colapso na geração de energia no Brasil com a construção de usinas hidrelétricas. Uma grande subestação foi instalada entre Ivaiporã e Manoel Ribas.

Quando visitamos Ivaiporã, a prefeitura estava concluindo um Centro Cultural com 1.300 metros quadrados.




Um dos eventos promovidos pela prefeitura de Ivaiporã é a comemoração da Páscoa. Geralmente alguns municípios realizam o Auto da Paixão de Cristo. Já a população ivaiporãnense tem o "Auto da Páscoa". Uma carreata percorre as ruas e avenidas da cidade com personagens na forma de doces. Tem a "Fada dos Pirulitos", "Conde dos Confetes", "Princesa dos Doces", "Rei dos Chocolates", entre outros. Ao longo da semana as crianças que participam de programas sociais ou estudam nas escolas municipais ganham chocolate. Outra grande festa é a Parada de Natal com a chegada do Papai Noel.




A Câmara dos Vereadores de Ivaiporã está localizada perto de uma pequena praça com área verde e equipamentos de ginástica para a terceira idade. Ivaiporã também conta com um Centro de Compostagem e Reciclagem de Lixo com cozinha, refeitório e sanitários. A unidade foi instalada junto ao aterro sanitário. Atende os recicladores (catadores) associados à Coopemari (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ivaiporã). Todos os recicladores recebem uma ajuda em dinheiro e tem uniformes e equipamentos padronizados.




Sem dúvidas, Ivaiporã é a cidades das praças e áreas de lazer. Tem grandes, médias e pequenas. As principais praças ainda chamam a atenção por uma característica especial: fazem homenagens aos países. Em uma delas está a réplica da Torre Eiffel de Paris, como veremos na sequência desse nosso especial.




O Parque Ambiental Jardim Botânico foi inaugurado em 2016, durante o aniversário dos 55 anos de Ivaiporã. O espaço é de 100 mil metros quadrados. Possui biblioteca ambiental, parque para as crianças, orquidário, viveiro de mudas, quadras esportivas (uma de skate), pista de caminhada e trilha. Tudo isso sem falar no criativo portal ao lado de um grande mural.




O parque Jardim Botânico fica perto de um outro já existe conhecido por "Lago das Flores". Com a proximidade dos dois lagos, é como se fosse um parque só. A pista de caminhada que tinha 900 metros passou para 2 quilômetros e meio.




No principal acesso ao Parque Ambiental Jardim Botânico, é possível saborear sorvetes, comer pastel, lanches e bebidas. Os quiosques são administrados pela prefeitura. O parque não tem estacionamento interno. Mas sem problemas. Por estar localizado em frente a uma avenida, os automóveis podem ser estacionados de forma tradicional e na diagonal. A maioria dos veículos ficará ao sol.




Em Ivaiporã existe o Centro Cultural da Melhor Idade. Mantido pela prefeitura, o centro em parceria com outras instituições promove várias caminhadas semanais no Parque Ambiental Jardim Botânico. As atividades são acompanhadas por acadêmicos do curso de educação física do Campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O município ainda promove o "Carnaval da Melhor Idade". O Campus da UEM na cidade de Ivaiporã foi inaugurado em 2010. Além de Educação Física, oferece o curso de gradução em Serviço Social.




A Praça do Japão de Ivaiporã é uma área que já existia e recebeu motivos japoneses durante a revitalização, dentro de uma proposta de homenagear a imigração japonesa. A praça tem lago ornamental com carpas coloridas, e museu. O projeto é do arquiteto Fabiano Bitencourt. Em 2019, Ivaiporã realizou a 1ª Festa Japonesa. Nos anos seguintes o evento não aconteceu devido a pandemia.




A exemplo da Praça do Japão, a Praça da Espanha é um espaço público que já existia e foi revitalizado. Trata-se da primeira praça temática de Ivaiporã.




Como dissemos, Ivaiporã é a cidade das praças. Algumas são edificadas como forma de solucionar problemas viários. A da imagem acima é a Praça Moisés Miguel Gil Fernandes. O espaço público foi construido em 2015, com o objetivo de dar mais segurança ao trânsito. O local era um cruzamento movimentado e perigoso. Outras praças homenageiam pioneiros como a Praça Dorvalino Frederico.




De todas as praças de Ivaiporã, a que mais faz sucesso é a Praça França. E faz sentido. Tem uma réplica da Torre Eiffel. Representa 10 por cento da torre original em Paris. Equivale a um prédio de 11 andares. É possível subir por 160 degraus e avistar quase toda a cidade. A praça foi inaugurada em junho de 2020, e está localizada na Avenida Souza Naves, uma das principais vias de Ivaiporã. Ao defender o projeto, a administração argumentou que é um espaço que busca atrair turistas e que o local ainda poderá ganhar um "Arco do Triunfo".




Ivaiporã conta com unidades do Sesc e Senac. O Sesc oferece ensino médio integrado ao ensino técnico. A instituição possui quadra poliesportiva. O Senac e o Sesc promovem atividades de lazer, cursos e atendimento odontológico.




No ensino superior, Ivaiporã possui um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPR). Além de cursos técnicos oferece Agronomia, licenciatura em Física e bacharelado em Sistemas de Informação. O Instituto é uma instituição pública federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Foi criada em dezembro de 2008. No Paraná são 25 campi. Ivaiporã tem ainda campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e campus da Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (FATEC).




O Hospital Regional de Ivaiporã, foi inaugurado em junho de 2020 e a estrutura foi destinada ao atendimento de pacientes de Covid. A estrutura inicial era de 10 UTIs e 40 enfermarias. Por causa da pandemia os leitos de UTI foram ampliados para 20 e os de enfermaria para 60. O Hospital é administrado pela Rede de Assistência à Saúde Metropolitana, e recebe recursos estaduais. O Hospital tem 250 funcionários.




O Estádio "Doutor Manuel Fernandes Silva", pode ser considerado como de várias utilidades. Parte dos festejos do aniversário de Ivaiporã (19 de novembro), acontece na praça esportiva. No estádio são realizados os shows e funciona a praça de alimentação. Em 2018 por exemplo, teve show com a dupla Zezé di Camargo e Luciano. Geralmente os shows do aniversário não têm cobrança de ingressos. Um dos eventos no aniversário é o concurso de fantasia "Meu Cão e Eu".

No estádio muitos atletas praticam corrida. Ivaiporã já teve vários times de futebol em divisões inferiores do Campeonato Paranaense.




Ivaiporã tem 3 ginásios de esportes. O maior (foto acima) é conhecido por "Sapecadão", e é o mais afastado da área central. Quando fizemos a vista em março de 2021, estava fechado e parecia precisar de uma reforma. Tem ainda o Alcebíades Alves (centro) e o "Luisão". A cidade tem equipe de futsal profissional que disputa a Segunda Divisão do Paranaense. Outras modalides esportivas de destaque no município são: ciclismo e volei.




Ivaiporã possui mais de 100 empresas cadastradas na prefeitura como do setor industrial. Entre elas está o Café Serra Alta. São várias empresas na produção de alimentos e no ramo de móveis.




O Paraná Supermercados, com sede em Campo Mourão, tem duas lojas em Ivaiporã. Uma na entrada da cidade (foto acima: Avenida Marechal Cordeiro de Farias) e outra na avenida Brasil, área central.




Ivaiporã se destaca na produção de soja com 19 mil e 500 hectares. Em seguida está o trigo com área de 10 mil ha. O milho é plantado em 1.900 ha, feijão em 1.200 ha e café com 540 ha. O rebanho bovino é de 20 mil cabeças. Destaque para a produção de galinhas e frangos. Ivaiporã tem Credicoamo e uma grande unidade da Coamo Agroindustrial que oferece loja de peças e farmácia veterinária.




O Fórum Eleitoral e o Fórum da Comarca de Ivaiporã estão lado a lado, na mesma quadra, separados por um muro. Ivaiporã começou a surgir nos anos 40 devido a madeira e a fertilidade de suas terras. A cidade foi planejada pela Colonizadora Ubá. Na década de 1970, o município era considerado como o maior produtor de feijão do Brasil. Também ficou conhecida como "Capital Mundial do Milho". O nome é indígena significa "Rio Bonito" (existem controvérsias). Até 1955 era distrito de Manoel Ribas com o nome de Ivainópolis. Em 1960 foi elevado à categoria de município com a denominação de Ivaiporã.




Igreja Ucraniana "São José" de Ivaiporã. A comunidade ucraniana local promove vários eventos festivos com apresentações culturais, pratos típicos e exposições. A principal comemoração acontece em agosto, mês em que é lembrado o Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil.




Templo da Congregação Cristã de Ivaiporã. O templo totalmente reformado e ampliado em 2010 é considerado como um dos cartões postais da cidade.




Ivaiporã tem 3 grandes paróquias urbanas. Na imagem acima a Paróquia Santíssima Mãe de Deus. Outra paróquia é a do Espirito Santo criada em 1978.



A Igreja Matriz é representada pela Paróquia Bom Jesus. Pertence a Diocese de Apucarana. Detalhe é que a paróquia pertenceu ainda as dioceses de Foz do Iguaçu e Campo Mourão. Em 1967 a igreja foi destruída por um incêndio. As obras de reconstrução começaram dois meses depois.

[ voltar ]