8/5/2021 - ENÉAS MARQUES -

Enéas Marques: cidade do Leitão na Grelha



Pelas regras atuais da ortografia o nome Enéas não deveria ter o acento, mas assim consta na lei que emancipou o município. Trata-se de uma situação parecida com Moreira Sales. O nome correto seria com duas letras "l" no "Salles", já que o sobrenome de registro do homenageado tem essa configuração. Enéas Marques é uma cidade localizada a 334 quilômetros de Campo Mourão. Integra a região de Francisco Beltrão. Tem 6.103 moradores, dos quais 3.977 residem na área rural.




O cidadão Enéas Marques foi representante do governo estadual em um grupo criado para contornar a chamada "Revolta dos Colonos" e regularizar a posse da terra. Essa revolta ocorreu em grande parte do Sudoeste paranaense em 1957. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 99,3 por cento. Em PIB per capita ocupa a posição 102 entre os 399 municípios do Paraná. Apenas 4 por cento da área urbana é servida pela rede coletora de esgoto.




Até 2018, o feriado de aniversário era no dia 14 de dezembro. Em 2019, através de alteração na Lei Orgânica, o feriado passou a ser comemorado em 18 de fevereiro. A história local relata que em 1961, Enéas Marques virou distrito de Francisco Beltrão, com o nome de Jaracatiá. Conquistou o título de município por uma lei de 1964. A partir dai passou a ter o nome de Enéas Marques.




O aniversário de Enéas Marques é comemorado com a festa do prato típico "Leitão na Grelha". No ano de 2019, o nome da cidade "correu" o mundo pela internet. O video que viralizou mostrava um homem provocando uma explosão ao tentar matar baratas no quintal de casa. Após despejar gasolina no terreno, o morador ateou fogo, ocasionando o estouro.




Outra curiosidade em Enéas Marques é a história do galo que bota ovos. Contaram que o galo é de um agricultor da comunidade Vista Alegre. Uma veterinária de Dois Vizinhos, explicou que apesar de raro, a ave possuiu dois sistemas reprodutivos. O galo foi motivo de muita conversa na praça "Jaracatiá", ponto de encontro dos moradores. A praça está localizada na quadra em frente a Igreja Matriz.




Em 2017, durante a abertura do Natal, os moradores que estavam na praça Jaracatiá foram surpreendidos com a chegada do Papai Noel voando em paramotor (paraquedas com motor). A abertura do Natal na cidade é comemorado com grande desfile e várias apresentações na praça. A casinha do Papai Noel nunca é desmontada e se torna mais um dos enfeites do local.




A principal avenida de Enéas Marques é a Joaquim Bonetti. O município tem cerca de 1.000 imóveis residenciais na área urbana e mais 1.500 na zona rural. Possuiu 150 empresas comerciais e de prestação de serviços e 19 indústrias. Não tem agências da Caixa e Banco Brasil e não conta com emissora de rádio. Entre as principais empresas está a Folem que produz insumos para ração animal.




O município de Enéas Marques é de pequenas propriedades rurais. São 16 mil hectares distribuidos entre 900 proprietários. A soja com 2.700 hectares é que tem o maior espaço. O rebanho bovino é de 24.240 cabeças. Destaque também para a produção de frangos. Tem uma unidade da Coasul Cooperativa. A Paróquia São José pertence a Diocese de Palmas/Francisco Beltrão.


[ voltar ]