30/6/2021 - ITAPEJARA d´OESTE -

Itapejara d´Oeste: tem petróleo não explorado e grandes empresas



Itapejara d´Oeste é uma cidade bem arborizada, que integra a microrregião de Pato Branco. Está localizada a 371 quilômetros de Campo Mourão. Pelo censo do IBGE que foi realizado em 2010, o município contava com 10.531 moradores, dos quais 3.544 residindo na área rural. Na estimativa feita em 2020, a população cresceu para 12.094. A cidade é cortada pelas rodovias estaduais 493 que faz ligação com Pato Branco (37 km) e 566 até Francisco Beltrão (36 km).




A principal avenida é a "Manoel Ribas", tem 3 quilômetros de extensão e corta toda a cidade. Parte dela é da PR-566 que serve de ligação entre Francisco Beltrão e Dois Vizinhos. Itapejara d´Oeste tem apenas 20 por cento de rede coletora de esgoto. O índice de escolaridade de crianças de 6 a 14 anos é de 100 por cento.




Itapejara se destaca na agroindústria. Em função disso tem o 32º melhor PIB per capita entre os 399 municípios do Paraná. Uma das grandes empresas é o grupo Vibra que possui o frigorifico de aves "Nat", que em 2020 fez parceria com a norte americana Tyson Foods. A empresa atua na produção e comercialização de proteína de frango com as marcas Nat e Avia. A principal lavoura é a da soja com 15.500 hectares. O milho ocupa 10.130 hectares. O grande destaque é para a produção de frangos e suínos.




Outra grande empresa é a Dona Eulália, produtora de farinha de trigo que utiliza o mesmo nome em seus produtos e cujo slogan é: "farinha dona Eulália, a farinha da vovó". Destaques ainda para o Laticínios Bela Vista, responsável por diversas marcas com o nome Piracanjuba. Outra empresa é a "Anhambi", especializada na fabricação de ração animal.




Em 2012, foi cogitada a possibilidade de petróleo em Itapejara d´Oeste. A existência foi constatada pela Mineropar em um sítio com 10 hectares, mas até hoje (2021), a Agência Nacional do Petróleo não demonstrou mais interesse. A descoberta ocorreu após um agricultor perceber impurezas na água de um poço. Na área urbana, Itapejara d´Oeste tem cerca de 3.500 imóveis residenciais. Outros 1.200 estão na zona rural. A cidade possui quase 350 empresas comerciais e de prestação de serviços e mais 50 consideradas como do setor industrial. Conta com agência do Banco do Brasil, mas não possui unidade da Caixa Econômica Federal. Uma emissora de rádio opera na cidade.




A "Praça Arnaldo Busato", a principal de Itapejara d´Oeste, tem a imagem do padroeiro Bom Jesus da Redenção, mas a praça não é a da Igreja Matriz. É conhecida por "Praça da Prefeitura", já que o prédio do Poder Executivo Municipal praticamente integra o espaço, como pode ser observado na imagem logo abaixo.




Uma passagem estreita para automóveis faz a divisão entre a prefeitura e a praça. Essa via é mais utilizada para estacionamento de veículos oficiais ou para quem vai até o Paço Municipal. A praça de Itapejara d´Oeste possui banheiro público, parque infantil e academia da terceira idade.




O aniversário de Itapejara d´Oeste é comemorado no dia 14 de dezembro. Os festejos são somados aos eventos natalinos e de final de ano. Tem chegada do Papai Noel e show com fogos de artifício. A maior parte dos eventos acontece na Praça "Arnaldo Busato". ARNALDO BUSATO - Arnaldo Busato foi deputado estadual e federal. Ocupou o cargo de secretário de saúde nos governos Paulo Pimentel e Jaime Canet. Era cotado como futuro governador do Paraná, mas após uma luta contra o câncer, faleceu em março de 1980 aos 45 anos.




Uma das opções de lazer e descanso em Itapejara d´Oeste é o Recanto Beira Rio, às margens da PR-566, saída para Francisco Beltrão. O local tem estrutura para camping com quiosques cobertos e churrasqueiras e várias piscinas. Uma das festas na cidade é a do Leitão Maturado. O município também é conhecido pelo Rodeio Crioulo Internacional promovido pelo CTG "Porteira da Amizade". Outra atração é o queijo colonial Martinazzi, eleito como o melhor do Paraná. É produzido pela agricultora Roseli Medeiros Martinazzo e vendido apenas na região.




O principal hotel de Itapejara d´Oeste é o "Mirante". Trata-se de um estabelecimento de 3 estrelas que chama a atenção por estar no meio de quatro lagos e possuir restaurante de frente para um deles. O hotel ainda dispõe de quadras de futebol suiço e volei de areia. Outra atração está na área rural na propriedade do empresário Eloy Biesuz, dono da Helisul Táxi Aéreo. Lá estão dois Boeings 737 da Vasp arrematados em leilão judicial por 175 mil reais, 3 bimotores e um jatinho Learjet 24, além da carcaça de dois Douglas DC-3. Mas não é só. O empresário também possui um tanque de guerra. Por causa da pandemia a fazenda foi fechada para visitação (mas voltaremos lá).




A Casa da Cultura está localizada ao lado da Biblioteca Municipal. Itapejara d´Oeste realiza uma vez por ano a Feicam (festival de música). A cidade conta com o Instituto de Música Mozart com aulas de bateria, teclado, acordeon, canto, violão e iniciação musical para crianças a partir dos 4 anos. O instituto sempre promove audições de seus alunos na Casa da Cultura.




Itapejara d´Oeste começou a surgir em 1937 com o nome de Lajeado dos Guedes. A localidade atraiu famílias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mais tarde passou a se chamar Chá da Gralha. Em 1950, os moradores descontentes com o nome resolveram mudar para Tapejara. Ocorre que o Paraná já tinha uma cidade com o mesmo nome. Visando a emancipação, acrescentaram a letra "I" e depois o termo "d´Oeste". Em Tupi Guarani, Itapejara significa pedregulho ou caminho das pedras. A emancipação de Francisco Beltrão aconteceu em abril de 1964. A Paróquia "Senhor Bom Jesus da Redenção" pertence a Diocese de Palmas/Francisco Beltrão.


[ voltar ]