6/8/2021 - SÃO JORGE d´OESTE -

São Jorge d´Oeste: cidade da Piracanjuba e Salto Osório



A cidade de São Jorge d´Oeste está localizada a 323 quilômetros de Campo Mourão e pertence a microrregião de Francisco Beltrão. Pela estimativa do IBGE realizada em 2020, o município tem 9.028 moradores. Pelo censo de 2010, a população era de 9.085, dos quais 3.871, moravam na área rural. Uma das curiosidades é que a localidade surgiu após a cobrança de uma dívida.




O catarinense Henrique José Rupp e sua equipe forneciam dormentes e prestavam serviços para a Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande e ficaram sem o pagamento. Em 1950, o Governo Federal assumiu a Companhia e Rupp entrou na justiça para receber. Após alguns anos, a dívida foi quitada com terras na região de Clevelândia.




Entre os anos de 1954 a 1955, José Rupp e familiares foram conhecer o local e fixaram residência perto da mata virgem. Deram o nome de Fazenda São Jorge. A área de terras era muito grande e Rupp resolveu dividir em "colônias" e ofertar aos interessados. Em 1958, muitas famílias já estavam no local. Em 62, a comunidade foi elevada à condição de distrito de São João. A emancipação aconteceu em 1963. O primeiro prefeito foi o sobrinho de José Rupp.




São Jorge d´Oeste é considerado um município turístico. Fica às margens do Rio Iguaçu onde foi construida a Usina de Salto Osório, considerada a terceira maior hidrelética do Sul do Brasil. Em razão disso tem praias artificiais e pousadas. Quando estivemos lá (março 2021), existia uma conversa para a instalação de uma praia de nudismo e estava sendo instalada a Piracanjuba, a maior fábrica de queijos do Brasil.




A Usina Hidrelétrica de Salto Osório começou a ser construída nos anos 70. A primeira unidade entrou em operação em 1975. A sexta unidade começou a funcionar em 1981. A barragem tem 56 metros de altura e 750 metros de comprimento. Sobre a barragem passa a rodovia que liga as cidades de São Jorge d´Oeste com Quedas do Iguaçu.




Até 1997, a usina era de propriedade da Eletrosul Centrais Elétricas. No segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, foi repassada à iniciativa privada incluindo todo o parque gerador da Eletrosul. Perto da Usina tem a vila residencial que surgiu com a obra. Chegou a ter 300 casas, hoje das "originais" restam 40, a maioria de funcionários da hidrelétrica, porém novas residencias surgiram com o leilão de vários terrenos.




Cerca de 40 por cento dos imóveis urbanos de São Jorge d´Oeste contam com a rede coletora de esgoto. É um bom índice se levar em consideração as outras cidades paranaenses do mesmo porte. A arborização é "meio a meio". Tem ruas com muitas árvores e outras, principalmente no centro, praticamente "peladas".




Em PIB per capita o município ocupa a posição 166 entre os 399 municípios do Paraná. Mas isso deve mudar ao longo dos próximos anos. A instalação da grande indústria Piracanjuba deverá atrair novos investimentos. No Paraná, a empresa tem uma indústria menor em Sulina e unidades de resfriamento em Itapejara do Oeste e Cascavel. A empresa surgiu em 1955 em Piracanjuba no Estado de Goiás e atua na produção de laticínios.




São Jorge d´Oeste tem cerca de 300 empresas cadastradas como comerciais ou prestação de serviços (2020) e outras 40 como do setor industrial. Na área urbana são 2.700 imóveis residenciais e na área rural mais 1.300. Possui agência do Banco do Brasil, mas não tem agência da Caixa. Duas emissoras de rádio operam na cidade.




Uma das principais empresas de São Jorge d´Oeste é a Cantu, indústria de conservas e alimentos. São mais de 300 produtos, entre azeitonas, enlatados, farinhas, frutas secas, panetones, arroz e sucos. A cidade também possui uma indústria de extintores de incêndio e empresas metalúrgicas.




Em São Jorge d´Oeste quem for caminhar ou pedalar precisa estar em ótima forma física. Se for de automóvel, é bom testar os freios. O município não é tão alto. Situa-se a 483 metros acima do nível do mar, mas a cidade tem um relevo bem atípico. Parece que lá nenhuma rua é plana.




Quando mencionei acima que nada parece plano, não foi força de expressão. Caminhar pela praça central também exige forma física. Quem nasce ou mora em São Jorge d´Oeste é denominado de são-jorgense ou jorgense. A taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 99 por cento.




O Estádio Municipal de São Jorge d´Oeste é denominado de "Mané Garrincha", ídolo do futebol brasileiros nos anos 50 e 60. Futebol suíço e futsal são os esportes mais praticados na cidade. O ciclismo vem ganhando espaço a cada dia.




A praça esportiva mais movimentada é o Ginásio de Esportes "Carecão". O departamento de esportes da prefeitura faz a reserva de horários para a disputas. São duas reservas por noite para jogos entre amigos. Também é palco de eventos esportivos regionais e competições organizadas pelo município e pelo estado.




São Jorge d´Oeste comemora o aniversário em 23 de novembro. A prefeitura promove evento especial no Parque de Exposições com shows e o tradicional "Costelão", além de provas de motocross. O município também organiza a Festa da Uva (janeiro); Rodeio Crioulo Interestadual (fevereiro); a Festa do padroeiro São Jorge (abril); Oktoberfest; Festival de Música e desfile em 7 de setembro com a participação da Banda Municipal.




Quando se fala em agricultura, o destaque em São Jorge d´Oeste é para a produção de soja. São 11 mil hectares. O milho ocupa 3.900, trigo 2.500 ha e o feijão com 2.400 hectares. O município tem grande variedade na produção de frutas, verduras e legumes. Claro, o leite é o famoso com quase 40 mil litros por ano. O rebanho bovino é de 41 mil cabeças. Também é grande a produção de frangos.




A Paróquia São Jorge pertence a Diocese de Palmas/Francisco Beltrão.


[ voltar ]