Campo Mourão,
 
 
16/4/2017
COLUNA 10 ABRIL 2017
Segunda, 10 de abril





PARA COMEÇAR....

10 de abril é o 100.º dia de 2017. Faltam 265 para acabar o ano.


Dia da Engenharia Militar. Dia do Engenheiro do Exército.


1919 - O líder revolucionário Emiliano Zapata foi assassinado aos 39 anos por tropas do exército mexicano.

1954 - Morreu aos 91 anos o francês Auguste Lumière que, ao lado do irmão Louis Jean, foi um dos inventores do cinema.

1970 - Paul McCartney anunciou o fim dos Beatles.


Nenhum município do Paraná faz aniversário hoje (10).


FRASE: "Ainda não vi ninguém que ame a virtude tanto quanto ama a beleza do corpo." (Confúcio)




AGENDA....

Dia 12, quarta-feira, o Sindicato Empresarial do Comércio de Campo Mourão e Região (Sindicam) realiza reunião para debater sobre a fundação do Sindicato dos Mercados, Minimercados, Supermercados e Hipermercados. Será na sala de reuniões da Associação Comercial e Industrial (Acicam), a partir das 9 horas, estão convidados os empresários do setor, independentemente do porte de suas empresas, de Campo Mourão e da região. Mais informações pelo telefone (44) 3525 1437.


Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo do Ministério Público do Estado do Paraná visando contratação de um estagiário de pós-graduação, para na 4ª Promotoria de Justiça de Campo Mourão. Inscrições até o dia 18 de abril, das 13h às 18h, no gabinete da Promotoria, localizado no Fórum. Avenida José Custódio de Oliveira, nº 2065, 1º andar.







FIQUE SABENDO

A temperatura máxima ontem, 9, em Campo Mourão foi de 27 graus. A mínima ficou em 19 graus. Sem registro de chuvas no final de semana.


Dois acidentes ao longo do sábado. Na madrugada, automóvel e motocicleta colidiram na Avenida Capitão Índio Bandeira. Ficou ferido Fábio Siva, 21 anos. Às 17h30, o aposentado Francisco Antonio de Souza foi atropelado na Avenida Natureza, Jardim Tropical.

No domingo de madrugada, Irineu Correia ficou ferido em acidente com mototocicleta no Jardim Tropical. Às 10 da manhã, Vanda Luci, 58 anos, perdeu o controle de um Fiesta e colidiu contra anteparo na saída para Luiziana.



IMAGEM DO DIA



A equipe de atletismo do Município de Campo Mourão participou neste final de semana do Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-20, em São Bernardo do Campo (São Paulo), sob o comando dos técnicos Paulo Cesar da Costa (Paulinho) e Sergio Muniz. Foram oito atletas mourãoenses na disputa, conquistando três medalhas.

O destaque foi Jeferson Alberto dos Santos, que ganhou um ouro nos 1.500 metros e uma prata nos 800 metros, e foi convocado para a Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Brasileiro Sub-20, em Georgetown, na Guiana.






ACONTECEU....

Pela Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, Campo Mourão e Francisco Beltrão empataram em 4 gols. Duelo aconteceu domingo pela manhã no Ginásio do Lar Paraná. Campo Mourão ocupa a nona posição com 1 derrota e um empate. Equipe mourãoense volta a jogar dia 22 em Umuarama.


Anderson Rodrigo Ramos, 21 anos, foi ferido por disparos de arma de fogo por volta das 22 horas deste domingo, 9, na Avenida Bronislau Wronski, Jardim Aeroporto. Com ferimentos graves, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado até a Santa Casa.



FALECIMENTOS NO DIA 9

PEABIRU - JOSEFA MARIA BORTOLETTO, 75 anos. Velório na Capela Mortuária. Sepultamento dia 10.







BONS TEMPOS AQUELES....





CHISPAS DO ELY

Como explicar? Nos últimos 10 anos, a população de Campo Mourão cresceu 12%, mas a quantidade de servidores públicos municipais aumentou 80%.


Acredite, 75 por cento da arrecadação do município de Campo Mourão é para pagar funcionários e aposentados da prefeitura.


Com a terceirização, não se corre o risco das empresas solicitarem aos seus empregados que criem empresas individuais para a prestação dos serviços?.








MORRE PIONEIRA



Foi sepultado ontem (9), por volta das 10 horas no cemitério de Campo Mourão, o corpo de Sallime João Abraão de Lima, a Dona Salma, esposa do pioneiro mourãoense Irineu Ferreira Lima, mãe do atual diretor da Escola Municipal Urupês, Walmir Ferreira Lima, do ex-gerente da Rádio Colmeia, Luiz Ferreira Lima e sogra da vereadora Elvira Schen. Dona Salma tinha 87 anos, completados em fevereiro, e deixou cinco filhos, sete netos e quatro bisnetos.







JORNAIS DO DIA 10....

FOLHA DE SÃO PAULO - Alta do mínimo faz subir projeção de gasto do INSS. Contas da reforma da Previdência consideram ganhos para o piso salarial.

O ESTADO DE SÃO PAULO - Partidos querem pagar multas com verbas públicas. Com débitos que podem chegar a R$ 35,6 milhões por mau uso do Fundo Partidário, siglas alegam não ter dinheiro.

GAZETA DO POVO - Temer barganha com Sindicatos para emplacar reformas trabalhista e previdenciária.



PARA ENCERRAR....

A ideia é transferir mesmo grande parte da estrutura da prefeitura para o prédio do Fórum, assim que as novas instalações do poder judiciário estejam concluídas.

Foi o que informou o prefeito Tauillo Tezelli, mas ele descarta deixar o atual Paço Municipal.

"Vamos reunir todos os órgãos da prefeitura que estão em prédios alugados lá no Fórum. Vamos manter vários departamentos no atual prédio inclusive o gabinete do prefeito".

Tauillo fez questão de ressaltar que isso deve levar pelo menos uns 3 anos.

O prédio da prefeitura é tombado pelo patrimonio histórico e não pode ser demolido.






voltar