Campo Mourão,
 
 
18/4/2017
COLUNA DO DIA 12 DE ABRIL
Quarta, 12 de abril





PARA COMEÇAR....

12 de abril é o 102.º dia de 2017. Faltam 263 dias para acabar o ano.


Dia Nacional do Obstetra. Dia Nacional do Humorista. Dia da Intendência do Exército Brasileiro.


1633 - Galileu Galilei foi condenado por heresia pela Inquisição, porque criticou e contestou o sistema aristotélico, defendido pela Igreja Católica. Ele passou o resto da vida em prisão domiciliar.


1961 - O primeiro homem a entrar em órbita, o soviético Yuri Gagarin, anunciou da nave Vostok: "A Terra é azul".


1981 - O ônibus especial Columbia foi a primeira nave do gênero a ir ao espaço, com dois astronautas. Ela voltou à Terra dois dias depois.


Hoje, 12, é aniversário Bocaiúva do Sul.


FRASE: "Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)




AGENDA....

Sexta-feira Santa, a partir das 19h30, na Praça São José, será encenado o tradicional espetáculo o Auto da Paixão de Cristo. VALE A PENA CONFERIR...


Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo do Ministério Público do Estado do Paraná visando contratação de um estagiário de pós-graduação, para na 4ª Promotoria de Justiça de Campo Mourão. Inscrições até o dia 18 de abril, das 13h às 18h, no gabinete da Promotoria, localizado no Fórum. Avenida José Custódio de Oliveira, nº 2065, 1º andar.







FIQUE SABENDO

A temperatura máxima ontem, 11, em Campo Mourão foi de 27 graus. A mínima ficou em 20 graus. Na madrugada de terça, choveu 5 mm.


Mais recente levantamento mostra que Campo Mourão não registrou casos de dengue ao longo de 2017. Dezessete exames foram descartados para a doença.


Informação fúnebre. A média anual de mortes em Campo Mourão por quaisquer causas é de 7 a cada 1.000 moradores.



IMAGEM DO DIA



Famílias andam por horas para chegar a um local de distribuição de comida no sul do Sudão, país africano.






ACONTECEU....

O Vitória conseguiu um triunfo suado sobre o Campo Mourão por 82 a 80, nesta segunda-feira, no segundo jogo das oitavas de final do NBB. Com o resultado o time baiano só precisa de mais um resultado positivo para avançar de fase. As duas equipes voltam a se enfrentar na quinta-feira, também em Salvador.



FALECIMENTOS NO DIA 11

CAMPO MOURÃO - JONAS DE ARAUJO, 96 anos. Velório em casa. Rua Brasil. Jardim Laura. Sepultamento dia 12.







VIAGEM NO TEMPO....





CHISPAS DO ELY

É justo vereadores utilizarem dinheiro dos impostos do povo para frequentarem curso de oratória? Para servir de reflexão: esse tipo de aprendizado não é um conhecimento pessoal que o parlamentar terá para o resto da vida, inclusive para influenciar os eleitores na próxima eleição?


Na prefeitura de Campo Mourão a Sexta-Feira Santa começará mais cedo. O Poder Executivo Mourãoense atenderá na quinta-feira das 8h até 13 horas. A tarde não haverá expediente.


O prefeito Dória contratou o arquiteto e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner para promover modificações no centro de São Paulo. O receio dos moradores é ele criar praças de pedágio na Avenida Paulista, cujo contrato não termina nunca.


Novo chingamento na praça: “Vc não presta nem pra entrar na lista do Fachin”








RECORDAR É VIVER



Ontem na COLUNA, recordamos que em abril de 1973, foi inaugurado o Catarinense, o primeiro supermercados de Campo Mourão, nos moldes do sistema atual.

O nosso visitante, Greyson Pires, fez questão de reviver que uma das novidades era a venda do chamado "pão frances".

Além disso, Greyson mandou fotos do pacote para colocação das mercadorias. Naquele tempo não se utilizava sacolas de plástico.







JORNAIS DO DIA 12....

FOLHA DE SÃO PAULO - Oito ministros, comando do Congresso e 24 senadores são investigados no STF

O ESTADO DE SÃO PAULO - Enquanto o PT dizia na televisão ter sido quem mais combateu a corrupção, a lista de Fachin escancarava a relação de Lula e seus demais dirigentes com os delatores da Odebrecht.

GAZETA DO POVO - Delação da Odebrecht levanta suspeita contra 5 ex-presidentes e 12 governadores



PARA ENCERRAR....

A edição 48 da Rota da Fé foi definida para o dia 28 de maio. A peregrinação sai de Campo Mourão com destino a Campina da Lagoa.

As inscrições poderão ser feitas a partir de segunda-feira, 17, nas seguintes paróquias: Sagrada Família (Cohapar) 3523-4673; Santa Cruz (Santa Cruz) 3525-6778; Nossa Sra. do Caravággio (Lar Paraná) 3524-1022; Divino Espírito Santo (Jd. Aeroporto) 3525-3632 e Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Jd. Tropical II) 3524-1940.

Outros locais: Parigot de Souza (Juraci) 3523-3326 e 9 9917-4466; Capela Santo Antônio (Cidade Nova) 3525-3652; Catedral São José - Centro Catequético - 3525-1634 e Santuário Nossa Sra. Aparecida, 3525-2932.






voltar