Campo Mourão,
 
 
19/3/2020
ALTO PIQUIRÍ
Alto Piquiri: prato típico é Costela no Bafo



A cidade de Alto Piquiri está localizada a 149 quilômetros de Campo Mourão e a 43 km de Umuarama. Pelo censo de 2010 estava com 10.179 habitantes, mas pela estimativa de 2019 tem 9.836 moradores. O salário médio mensal é de 2.3 mínimos. Em riqueza econômica figura na posição 180 entre os 399 municípios do Paraná. Trinta por cento da cidade tem rede de esgoto.




As quadras da área central são em formatos de "losango", criando um "certo perigo" para motoristas e motociclistas. Para quem está em uma das quatro vias que cortam a cidade de norte a sul, é preciso muito cuidado nos cruzamentos. Falta melhorar a sinalização.




A praça principal da cidade também é em formato de losango, com cerca de 300 metros de uma ponta a outra. Dentro da praça estão a rodoviária e Casa da Cultura, e em frente encontra-se a igreja matriz. A prefeitura está localizada a 100 metros da praça. A maior área com agricultura em Alto Piquiri é com a soja (32 mil ha) e milho (25 mil ha). Conta com entreposto da C.Vale.




Alto Piquiri tem cerca de 3.500 imóveis residenciais, 255 empresas cadastradas como comércio e 41 consideradas como indústrias. Tem uma emissora de rádio (97.3 FM, Rádio Chrystian FM). Possui agência do Banco do Brasil e outra instituição bancária privada. O aniversário é comemorado no dia 25 de julho.




Até 1961 foi distrito de Cruzeiro do Oeste. A cidade começou a ser formada por volta de 1950, no auge do café, e o primeiro nome era "Conquista". Depois foi nomeada de Reconquista e finalmente Alto Piquiri. Piquiri é relativo aos índios que habitavam o local, os Paiquerês. Como o local é alto, ficou Alto Piquiri.




A Paróquia São José, pertence a Diocese de Umuarama. Um dos eventos é o teatro com a encenação da Paixão de Cristo. A paróquia foi instalada em 1963 pelo então bispo de Campo Mourão, Dom Eliseu Simões Mendes. A diocese de Umuarama foi criada apenas em 1973. No dia de São José é realizada cavalgada.




Em novembro Alto Piquiri realiza a "Expo Piquiri". Nesse evento é servido o prato típico "Costela no Bafo". A carne é assada em papel alumínio por seis horas em churrasqueira tampada. Também acontece um concurso dos maiores produtores de leite. Uma das maiores empresas da cidade é o Laticínios São Diego. O município tem fanfarra que participa de competições estaduais e nacionais.



voltar