15/6/2020 - ALTÔNIA -

Altônia: nome são sílabas telegráficas do fundador



Altônia está localizada a 186 quilômetros de Campo Mourão, quase na divisa com o Mato Grosso do Sul. Tem 20.516 habitantes pelo Censo do IBGE, 2010 e 22.516 pela estimativa de 2019. Ocupa a posição 85 entre os 399 municípios do Paraná. O salário médio mensal é de 1.7 mínimos. Tem uma das melhores taxas de escolarização de crianças de 6 a 14 anos, ocupando a 15ª colocação no Estado. Em economia está na posição 377. Apenas 20 por cento da cidade tem rede de esgoto.




O formato da cidade de Altônia é sem "firulas", parecido com o de Campo Mourão. É um retângulo de avenidas compridas cortadas pelas ruas, o que facilita para dirigir. Em algumas esquinas tem pequenas rotatórias. A avenida 7 de Setembro é a principal e tem 2 quilômetros de extensão. No centro da cidade tem vários semáforos.




Altônia tem 4 agências bancárias entre elas Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Conta com uma emissora de rádio. As principais culturas agrícolas são soja (4.900 ha), mandioca (3780 ha) e milho (2.060 ha). Destaque também para o rebanho bovino e produção de frangos.




Na praça principal de Altônia, que não é da igreja matriz, e sim em uma rotatória, a prefeitura oferece espaços para anúncios publicitários (armação ao lado direito da imagem). Setenta por cento das vias públicas de Altônia estão asfaltadas. A cidade tem bastante árvores.




Para quem não mora na cidade, o estacionamento em alguns trechos na avenida principal é meio esquisito. De um lado o carro só sai de ré, já ao lado é aberto e depois parece que tem uma vaga, mas é muito pequena. Altônia tem cerca de 6.200 imóveis residenciais, 619 empresas comerciais e 46 consideradas como indústrias.




É proibido buzinar em frente a prefeitura de Altônia. A cidade começou a se formada em 1953 por iniciativa da Companhia Byington de Colonização. Mineiros e nordestinos foram os primeiros a chegar atraídos pelo plantio de café. O nome de Altônia é bem curioso. É um endereço telegráfico de um dos sócios da companhia Alberto Byington Junior. A primeira sílaba "AL" de Alberto e a última "TON" de Byington, acrescido do sufixo grego "ia", que significa lugar. Daí, Altônia. Até 1966 foi distrito de Xambrê.




A Paróquia São Sebastião pertence a Diocese de Umuarama. O aniversário de Altônia é comemorado no dia 12 de dezembro. Altônia faz divisa com o Rio Paraná e em seu território está uma parte do Parque Nacional da Ilha Grande. No último trecho livre de represamento do Rio Paraná existe um labirinto de canais, ilhas e lagoas.

Um fato que ninguém de Altônia consegue esquecer foi o acidente no dia 31 de outubro de 2016. Um ônibus levava pacientes até Umuarama e colidiu com um caminhão, matando 20 moradores da cidade.




[ voltar ]