Campo Mourão,
 
 
12/4/2020
IBEMA
Ibema: cidade que surgiu com serrarias



Ibema é uma cidade em duas partes, separada por uma área de grande concentração de árvores. A pequena "floresta", tem 1 quilômetro de meio de comprimento por até 400 metros de largura. O acesso entre as duas partes é feito apenas por uma rua denominada de Maranhão.




Com 11 metros de altura, o portal de entrada para Ibema tem o formato de duas araucárias. Ao lado é a Praça das Bandeiras. São 29 bandeiras representando os estados, distrito federal, a do município e do Brasil. Ibema tem 6.352 habitantes. A cidade está localizada na região de Cascavel a 218 quilômetros de Campo Mourão.




Em economia, Ibema ocupa a posição 314, entre os 399 municípios do Paraná. A cidade não tem rede de esgoto.




Ibema surgiu nos anos 50 com a instalação da Serraria Formiga. Nos anos 60, uma outra empresa, a Ibema, comprou uma grande área de terra às margens de uma estrada de Cascavel a Guarapuava, hoje a famosa BR-277. Ali instalou a Serraria Ibema. A empresa criou uma vila com o nome da serraria. Alguns anos depois a Ibema comprou a Formiga. A quantidade de moradias foi aumentando e atividades básicas começaram a surgir. Em 1966 virou distrito de Catanduvas. Em 1990, foi instalado o município.




Percebemos que na cidade de Ibema o comércio e a prestação de serviços (lojas) são mais voltadas a produtos agropecuários e pequenos mercados. O setor industrial ainda está relacionado ao setor da madeira com as serrarias e fábricas de móveis. A cidade conta com uma agência bancária privada e não tem emissora de rádio. Estão cadastradas na prefeitura 1.800 imóveis como residenciais.




O aniversário de Ibema é no dia 12 de junho. Para comemorar, é realizada a Festa do Pinhão com shows, rodeio e parque de diversões. Ibema não tem um recinto para o evento e as atividades acontecem em frente ao Centro Cultural. O Natal é comemorado com presépio vivo e show musical.




O Centro Cultural de Ibema fica ao lado da Câmara dos Vereadores. Os prédios públicos são todos na cor marron com tons de creme.




A Paróquia Santo Antonio de Ibema pertence a Diocese de Cascavel.




voltar