14/5/2021 - TRÊS BARRAS DO PARANÁ -

Três Barras do Paraná: grande produtor de frangos e suínos



Três Barras do Paraná está localizada a 254 quilômetros de Campo Mourão. Pertence a microrregião de Cascavel. A "Brasil", principal avenida, com 1 quilômetro e 700 metros de extensão, é o prolongamento da PR-471. Em uma ponta segue em direção à Catanduvas, BR-277 e Cascavel e na outra para Nova Prata do Iguaçu e Quedas do Iguaçu. O município conta com o Parque Estadual Rio Guarani. Essa área de preservação possui mais de 40 espécies de árvores e cerca de 300 espécies de animais. O local possui trilhas sinalizadas, sanitários e auditório.




Quem nasce ou mora em Três Barras do Paraná tem a denominação de "tribarrense". Pela estimativa do IBGE realizada em 2020, o município conta com 12 mil e 38 habitantes. No Censo de 2010 estava com 11.824 moradores. A taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 98,3 por cento. Vinte por cento da área urbana possui rede coletora de esgoto. Metade da cidade é no formato de asa delta e a outra no estilo retangular. A avenida Brasil (principal) corta os dois setores em linha reta.




Durante nossa visita percebemos obras em vários trechos do canteiro central da Avenida Brasil (a principal). A prefeitura de Três Barras do Paraná está eliminando cruzamentos. Existe um trecho com três cruzamentos fechados em sequência. Temos notado em nossas viagens pelo Paraná, que está virando moda os gestores municipais "esticarem" o meio fio das avenidas principais que tenham duas pistas. Assim o cruzamento é fechado evitando pontos de conflito e acidentes. Com o cruzamento fechado, o motorista que precisa adentrar até a outra pista fará isso em aberturas construídas no canteiro central, ou então em outras esquinas. Já nas cidades onde as principais ruas têm apenas uma pista, os gestores estão transformando as vias em "mão única".




O PIB per capita de Três Barras do Paraná está na posição 161 entre os 399 municípios do Estado. A média salarial é a 45ª do Paraná, com 2,4 salários mínimos. No cadastro da Copel, 79 empresas figuram como sendo do setor industrial e cerca de 300 são consideradas comerciais ou de prestação de serviços. A cidade tem Associação Comercial e Industrial. Entre as indústrias destaque para Laticínios Silvestre (que recentemente passou a se chamar Trelac) e Alimentos Koene,




Por ser um município que atrai pessoas em função do agronegócio ou do Parque Estadual Guarani e ficar próximo do Rio Iguaçu, Três Barras do Paraná, é servido de hoteis, como o São Francisco (imagem acima) e pequenos, mas ótimos restaurantes como o "Fogão a Lenha". A cidade também conta com Hospital Municipal. Tem agência do Banco do Brasil, mas não possui unidade da Caixa Econômica Federal. A emissora de rádio local é comunitária. Na área urbana estão 2.900 imóveis residenciais. Na zona rural tem mais 1.600 moradias.




Um dos eventos tradicionais em Três Barras do Paraná é o Rodeio Crioulo, promovido pelo CTG "Presilhia dos Amigos". O aniversário de Três Barras do Paraná é comemorado no dia 13 de maio. Para lembrar a emancipação a prefeitura faz homenagens aos pioneiros, promove atividades esportivas e culturais, além de inaugurações. Em setembro é realizado o Festival Regional da Música Popular e Sertaneja (FERMUPS).




O futebol de campo é uma das diversões dos moradores de Três Barras do Paraná. O principal evento é o Campeonato Municipal disputado às terças e quintas no período da noite no Estádio "José Orbem". Os times geralmente são formados por funcionários das empresas da cidade. Também são realizadas competições de futsal. A cultura da soja ocupa a maior área. São cerca de 16 mil hectares com a oleaginosa. Destaque para a grande produção de frangos e suínos. O rebanho bovino é de quase 50 mil cabeças. O município conta com uma unidade da Coopavel Agroindustrial.




A praça principal de Três Barras do Paraná, ocupa todo um quarteirão e está localizada em frente a Igreja Matriz.Tem quadra esportiva, brinquedos para as crianças e academia da terceira idade. Duas pontes cruzam o que era para ser um tipo de "espelho dágua", mas quando estivemos lá não havia água. Alguns moradores contaram que é para evitar a proliferação do mosquito da dengue e outros explicaram que o motivo poderia ser a estiagem. Em dezembro a praça fica toda enfeitada para os festejos natalinos, que incluem apresentações de danças, fanfarra, músicas e Papai Noel.




Até 1980, Três Barras do Paraná foi distrito de Catanduvas. O primeiro nome foi "Encruzo". O nome atual faz referência ao Rio Três Barras. Os primeiros moradores, a maioria de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, começaram a fixar residência nos anos 40, estimulados pelo crescimento da vizinha Catanduvas.




A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, pertence a Arquidiocese de Cascavel. Em outubro uma grande festa é realizada para comemorar a padroeira do município.

[ voltar ]