3/6/2021 - NOVA ESPERANÇA DO SUDOESTE -

Nova Esperança do Sudoeste: grande produtor de leite e frango



A cidade de Nova Esperança do Sudoeste está localizada a 320 quilômetros de Campo Mourão e pertence a microrregião de Francisco Beltrão. O município tem 5.098 habitantes, dos quais 1.744 residem na área urbana. Grande parte da população, 3.354 moradores está na zona rural.




O centro da cidade de Nova Esperança do Sudoeste é cortado pela PR-471. A rodovia faz ligação entre Enéas Marques e Salto do Lontra, e no perímetro urbano passa a se chamar Avenida Iguaçu. Como não existe contorno ou desvio, todo o trafego pesado passa pela principal via da cidade. A área urbana se desenvolveu ao lado da rodovia. Por isso a configuração da cidade é de quase 2 quilômetros de comprimento por trechos entre 100 e de 380 metros de largura. É "comprida e fina".




Nova Esperança do Sudoeste tem cerca de 120 empresas comerciais e 20 consideradas como do setor industrial. Uma das principais empresas é a Gatino Indústria de Confecções. A empresa foi fundada no ano 2000. Em PIB per capita ocupa a posição 325 entre os 399 municípios do Paraná. A cidade não possui agências da Caixa ou Banco do Brasil e nem emissora de rádio.




Como a maior parte da população de Nova Esperança do Sudoeste reside na área rural, não é de se estranhar que no perímetro urbano existam perto de 940 imóveis residenciais e na zona rural outros 1.100. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 98,6 por cento. Quatro por cento da cidade é servida pela rede coletora de esgoto. Quem nasce ou mora lá é denominado de novaesperancense.




O aniversário de Nova Esperança do Sudoeste é comemorado no dia 15 de dezembro. A principal atração é a realização da "Expo Esperança". A curiosidade é que a exposição é promovida a cada 2 anos. O evento é completo com shows, rodeio, praça de alimentação, parque de diversões, almoço com costelão e até desfile de miss. As principais atrações acontecem em arena coberta. Os shows e rodeios têm cobrança de ingresso. A prefeitura também promove festas para o Natal e Ano Novo e ainda para o Dia das Crianças.




O Estádio "Macarelo" de Nova Esperança do Sudoeste é palco do Campeonato Municipal de Futebol. A competição envolve equipes formadas nos bairros, empresas e comunidades rurais. No futsal também são realizados campeonatos municipais em diversas categorias. NA AGROPECUÁRIA, o destaque é para a criação de frangos, suínos e produção de leite. O rebanho bovino é de 32 mil cabeças. A maior área de lavoura é com a soja ocupando 1.700 hectares.




Um dos destaques do setor cultural de Nova Esperança do Sudoeste é o Grupo de Dança. Formado por 34 alunos, dentro de um projeto do departamento municipal de cultura, o grupo faz apresentações por divesas cidades do Paraná.




A localidade de Nova Esperança do Sudoeste começou a surgir nos anos 50. O solo era considerado excelente para plantações e atraiu imigrantes alemães e italianos, oriundos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Chegaram com muita esperança e por isso o nome do município. Até 1964 foi distrito de Francisco Beltrão e a partir de então passou a integrar o recém criado município de Enéas Marques. NA FOTO ACIMA: Um dos estabelecimentos municipais de ensino.




Mas o processo para emancipar o distrito foi polêmico e teve inicío em 1985. Lideranças de Enéas Marques não concordavam com o projeto proposto pelo vereador Norberto Goedert. Foram anos de disputas judiciais. A emancipação só veio por uma lei de 1992. NA FOTO ACIMA: Colégio Estadual "Nova Esperança".




Nova Esperança do Sudoeste tem como Padroeira Nossa Senhora do Sagrado Coração que é comemorado no dia 31 de maio. A Paróqia pertence a Diocese Palmas/Francisco Beltrão. A primeira igreja de madeira foi construída em 1956 e também era utilizada como sala de aula.

[ voltar ]