4/2/2022 - UNIÃO DA VITÓRIA -

União da Vitória: 1ª parte (Morro do Cristo)



Chegando em União da Vitória pela BR-476 (rodovia do Xisto), já é possivel visualizar um dos seus principais pontos turísticos: o Morro do Cristo. União da Vitória está localizada a 418 quilômetros de Campo Mourão e é unida com Porto União, Santa Catarina. Não é uma divisa como Foz e Cidade de Leste ou Guaira e Salto Del Guairá, onde cada uma fica de um lado. Lá a separação é feita em uma parte pelo Rio Iguaçu. A outra é por uma linha de trem desativada que corta as duas cidades. A maioria das ruas e avenidas são as mesmas e tem os mesmos nomes. A loja da Havan fica em Porto União, mas distante só 100 metros de uma das mais movimentadas ruas de União da Vitória.




Para chegar até o Cristo, pode ir de carro. São 179 metros de subida em apenas 1 quilômetro e meio (dados do painel do veículo). O trajeto é feito em espiral e termina em uma área de estacionamento. Por ser muito inclinado e em curva, dá um pouco de medo para subir e descer. Requer atenção. Feito isso, é preciso subir à pé. A escadaria tem 219 degraus. No total, você estará a 928 metros acima do nível do mar e 200 metros de altitude em relação as duas cidades.




Chegando ao destino é possível ver União da Vitória e Porto União como se fossem uma só. Somam quase 100 mil moradores. Porto União tem 36 mil e União da Vitória 59 mil. Na imagem, o Rio Iguaçu e duas das três pontes. A mais famosa é a ponte dos Arcos, que não aparece na foto (em breve no especial de União da Vitória). A ponte mais acima é nova, foi inaugurada em dezembro de 2020. Foi construída ao lado da antiga ponte da estrada de ferro e recebeu o nome de Governador José Richa. Liga um importante bairro e o Aeroporto ao centro da cidade. A outra faz parte da BR-476, que mais à frente passa a se chamar BR-280, via de acesso a Canoinhas (SC).




A Estátua Sagrado Coração de Jesus tem 27 metros de altura sobre um pedestal de 6 metros. A obra é do Engenheiro Horst Moeck. As peças em concreto foram fabricadas em São Paulo. Já no morro, eram amarradas e cimentadas. A inauguração foi realizada em 1968. É considerada a segunda maior do Brasil, atrás apenas do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.




O pedestal abriga uma capela. Não tem cobrança de ingresso para acessar o local. Pelo livro de visitas é possível perceber que 70 por cento dos visitantes são de outras cidades.




O espaço ainda carece de infraestrutura, mas pudemos observar em nossa visita em julho de 2021, que o local passava por revitalização. No pé da escadaria estava sendo construído o Café do Morro. Trata-se de uma lanchonete com sanitários. Também existia a previsão de obras de uma nova escadaria, pintura da estátua, e a instalação de um relógio e mirante. O espaço recebe em média 35 mil visitantes por ano. Tem proposta para terceirização do local e cobrança de ingresso.




Um dos principais hoteis de União da Vitória está localizado a 1 quilômetro e meio do Morro do Cristo.




E bem ao lado do hotel tem uma das maiores pizzarias do Paraná.



[ voltar ]